Comentários: 0
As mulheres com filhos são mais produtivas no trabalho
GTRES

Um estudo norte-americano conclui que as mulheres são mais produtivas ao longo da sua carreira profissional se têm filhos. Rendem mais do que as que não têm, mas também disputam respeito com os homens.

Os investigadores do Banco da Reserva Federal de San Luis, no Misuri, EUA, mediram a produtividade dos trabalhadores de ambos os sexos com filhos e sem filhos, ao longo de 30 anos de vida académica, com o objetivo de entender qual o impacto da maternidade na carreira profissional de mulheres altamente qualificadas.

Os investigadores (todos eles homens, segundo destaca o The Washington Post, citado pelo Expansión) reconhece a dificuldade de medir o rendimento laboral nos trabalhadores de alta qualificação.

A solução que encontraram foi medir a quantidade de estudos académicos publicados por  10.000 economistas: em altos níveis académicos pressupõem-se níveis educativos de grau superior e além disso o trabalho cientifico pode-se localizar e calcular com facilidade para chegar a conclusões.

E os resultados foram suprendentes: no caso dos homens, os pais sem filhos ou só com um publicaram a mesma quantidade de trabalhos académicos, mas os homens que tinham dois ou mais filhos foram mais produtivos do que os grupos anteriores.

Mas o mais surpreendente é que este efeito se acentuava no caso das mulheres. As que não tiveram filhos durante os primeiros cinco anos da carreira foram menos produtivas do que as que deram à luz pelo menos uma vez, e essa diferença era ainda maior quanto as mulheres tinham tido dois ou mais partos.

Em todos os casos, as mães de famílias maiores foram academicamente mais produtivas.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta