Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Português que lidera a PSA cobiçado pela petrolífera Total

Carlos Tavares é o atual presidente do grupo automóvel PSA  / Youtube
Carlos Tavares é o atual presidente do grupo automóvel PSA / Youtube
Autor: Redação

Carlos Tavares, atual presidente do fabricante automóvel PSA Peugeot Citroen, está a atrair as atenções no mundo da gestão internacional. Agora é a vez da Total querer o gestor português na sua administração. A petrolífera francesa já comunicou ao mercado que vai submeter à votação dos seus acioniastas a entrada no seu conselho, como administrador independente, na reunião de 26 de maio.

O conselho da Total, tal como conta a Lusa, esteve reunido para preparar a assembleia-geral e, em particular, uma série de mudanças de administradores, dado que dois deles, cujo mandato termina agora, Paul Desmarais e Barbara Kux, não pretendem continuar, explicou a empresa em comunicado.

Para os substituir serão propostos aos acionistas os nomes do chefe executivo da Anglo American, o australiano Mark Cutifani, e o português Carlos Tavares.

Os administradores da Total, citados pela agência de notícias, justificaram ter escolhido Carlos Tavares por considerar que “irá oferecer, particularmente ao conselho, o seu conhecimento do mundo da indústria e do setor dos transportes terrestres”, muito ligado ao do petróleo e do gás.

Já relativamente a Mark Cutifani destacaram “o seu conhecimento da indústria e da economia cíclica das matérias-primas”, bem como a sua “experiência profissional” em vários países onde a sua empresa atua: Austrália, África do Sul, Brasil, Canadá e Reino Unido.