A percentagem registada no ano passado (26,5%) ultrapassa a verificada em 2021 (26,3%), mas é inferior há dos anos anteriores.
Comentários: 0
Reformas antecipadas em Portugal
Expresso

No ano passado, 27% das reformas em Portugal ocorreram antes da idade legal, o que significa que um em cada quatro portugueses reforma-se antecipadamente. De referir que desta percentagem quase metade dos pedidos de reforma antecipada acontece após esgotado o subsídio de desemprego

Segundo o Expresso, que se apoia em dados que constam na proposta de Orçamento do Estado para 2024 (OE2024), continua a haver um número significativo de trabalhadores a sair do mercado de trabalho antes do tempo. Isto apesar da idade legal da reforma estar a aumentar no país e das penalizações para quem pede a reforma antecipada serem elevadas. 

Os dados mostram que se reformaram, no ano passado, 82.550 trabalhadores que descontavam para a Segurança Social (os números da Caixa Geral de Aposentações não estão incluídos). Trata-se de um número superior quando comparado com 2021 (72.900) e inferior face a 2020 (87.220).

Relativamente ao número de reformas antecipadas, a percentagem registada no ano passado (26,5%) ultrapassa a verificada em 2021 (26,3%), mas é inferior há ocorrida nos anos anteriores, sendo apenas superior há de 2013 (24,2%).

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta