Quem se pode reformar agora sem penalizações?

Quem se pode reformar agora sem penalizações?

Os trabalhadores com mais de 60 anos de idade, que tenham começado a trabalhar aos 16 anos e tenham 46 anos de descontos para a Segurança Social, passam a ter desde outubro a possibilidade de aceder à pensão de velhice por antecipação sem cortes no valor das pensões.
Menos trabalhadores vão poder antecipar reforma com novas regras, que são discutidas quinta-feira

Menos trabalhadores vão poder antecipar reforma com novas regras, que são discutidas quinta-feira

Com as novas regras da reforma antecipada, que voltam a ser discutidas esta quinta-feira em concertação social, o Governo quer facilitar a vida aos trabalhadores que começaram a descontar para a Segurança Social aos 12 ou aos 14 anos, mas ao mesmo tempo vai restringir o acesso a este regime aos restantes trabalhadores. O acontece de duas formas: o acesso só será permitido a quem aos 60 anos tenha 40 de descontos e a idade mínima de 60 anos irá aumentar, acompanhando o ritmo de aumento da idade normal da reforma.
Costa admite reforma sem penalização para quem tem 46 anos de descontos e 60 de idade

Costa admite reforma sem penalização para quem tem 46 anos de descontos e 60 de idade

O Governo começou por propor na concertação social que apenas os trabalhadores com pelo menos 48 anos de descontos pudessem reformar-se sem penalizações aos 60 anos, um cenário que pode vir a mudar. Esta quarta-feira (dia 12), no Parlamento, António Costa deu sinais de apostar na valorização das longas carreiras contributivas, admitindo que o mesmo regime seja estendido a quem começou a trabalhar aos 14 anos, ou seja, a quem tem 46 anos de descontos.

Idade da reforma sobe para 66 anos e três meses em 2017

Estás em vias de reformar-te, ou algum dos teus familiares? Atenção porque a partir de janeiro de 2017 será necessário cumprir 66 anos e três meses para ter direito a receber a pensão por inteiro, ou seja, sem penalizações. Quem pedir a reforma antecipada irá sofrer um corte de 13,88%, devido ao fator de sustentabilidade, e um agravamento de 0,5% por cada mês que falte para a idade legal para deixar o mercado de trabalho.

Reformas antecipadas vão voltar: guia para saberes como aceder

Suspenso sem aviso prévio desde abril de 2012, o regime que permite o acesso às reformas antecipadas na Segurança Social foi parcialmente descongelado este ano e o regresso pleno está programado para o início de 2016. Os serviços já tiveram instruções para aceitar pedidos. Apresentamos-te um guia para que saibas como beneficiar deste regime.