Trata-se de uma subida homóloga superior à verificada no trimestre anterior (4,8%), segundo dados do Eurostat.
Comentários: 0
Custos das empresas com salários em Portugal e na UE
Eurostat

No quarto trimestre de 2023, os custos do trabalho por hora aumentaram 3,4% na Zona Euro, 4% na União Europeia (UE) e 5,7% em Portugal, face ao período homólogo, segundo dados do Eurostat. De referir que há duas grandes componentes nesses custos: os salários e os outros encargos. Relativamente aos ordenados, subiram 3,1% na Zona Euro e 3,8% no conjunto da UE em termos homólogos. Em Portugal, o crescimento foi ligeiramente superior: 5,5%.

De acordo com o gabinete de estatísticas europeu, entre outubro e dezembro de 2023, o aumento, em termos homólogos, dos custos das empresas com salários foi maior que no trimestre anterior, tendo passado de 4,8% para os já referidos 5,5%. Portugal mantém-se, no entanto, longe do topo da tabela europeia.

No quarto trimestre do ano passado, as maiores subidas dos custos dos salários, em termos homólogos, ocorreram na Roménia (16,9%), Hungria (16,3%) e na Croácia (16%), Polónia (13,1%) e Eslovénia (12,5%).

Em sentido inverso encontra-se Itália, onde se verificou uma descida de 0,1% dos custos dos salários. Dinamarca, Alemanha, Irlanda e Malta completam o top cinco dos países onde as subidas dos custos dos salários foram mais leves: 1,9%, 2,2%, 2,5% e 2,6%, respetivamente.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta