Os ordenados dos titulares de cargos políticos vão aumentar este mês, na sequência do fim do corte salarial de 5% aprovado no âmbito do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) – perdurava desde os tempos da Troika – e da atualização geral dos vencimentos da Função Pública em 2,15% para este ano. Mas quanto vão, afinal, ganhar a mais? O salário do Presidente da República, por exemplo, vai subir 656,34 euros brutos.
De acordo com o ECO, o ordenado de Marcelo Rebelo de Sousa vai aumentar em 2025 para 11.718,20 euros mensais brutos, já com despesas de representação.
Já o presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, terá um vencimento de 9.374,55 euros mensais brutos, ou seja, mais 525,06 euros brutos por mês. O primeiro-ministro Luís Montenegro vai auferir 8.768,65 euros, o que representa um aumento de 472,25 euros brutos por mês face ao que recebia em 2024.
De referir que estão em causa valores brutos, ou seja, descontando IRS, contribuições sociais e ADSE, os ordenados podem baixar para cerca de metade, escreve a publicação, dando como exemplo o salário de Marcelo Rebelo de Sousa: o salário bruto de 11.718.20 euros representa um vencimento líquido de cerca de 6.000 euros.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta