Salários de titulares de cargos políticos

Fim dos cortes aumenta salários de políticos – o de Marcelo sobe 656€

Os ordenados dos titulares de cargos políticos vão aumentar este mês, na sequência do fim do corte salarial de 5% aprovado no âmbito do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) – perdurava desde os tempos da Troika – e da atualização geral dos vencimentos da Função Pública em 2,15% para este ano. Mas quanto vão, afinal, ganhar a mais? O salário do Presidente da República, por exemplo, vai subir 656,34 euros brutos.
Férias de verão dos políticos

Políticos vão de férias em Portugal: entre o sul e o regresso à terra

Os políticos portugueses dividem-se entre o sul do país e as terras natais para desfrutar das férias, acompanhados de escolhas literárias que vão desde prémios Nobel a livros técnicos como gramáticas de grego e latim. Em pleno mês de agosto e o parlamento em pausa, os políticos portugueses partem p
O património imobiliário de Luís Montenegro

Luís Montenegro tem 54 imóveis: cinco prédios urbanos e 49 rústicos

Na declaração de património e rendimentos entregue à Entidade para a Transparência (EpT), Luís Montenegro declarou ter um património financeiro e imobiliário de valor superior a 1,17 milhões de euros. O primeiro-ministro detém, por exemplo, cinco prédios urbanos e 49 prédios rústicos no montante de mais de 641.000 euros, valor atribuído pelo Fisco para efeitos de pagamento de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).
Villa Certosa

A herança de Berlusconi: para quem ficam as propriedades?

Os herdeiros de Silvio Berlusconi terão chegado a um acordo para a divisão dos bens do Cavaliere, que morreu no passado dia 12 de junho. Os advogados estão a trabalhar nos detalhes formais do acordo, que está prestes a ser assinado, e estabelecerão o destino dos bens que compõem o legado do ex-primeiro ministro italiano. Afinal, para quem ficam as propriedades?
Eleições legislativas em Itália

Itália: Meloni vai liderar o governo mais à direita desde a II Guerra

Itália prepara-se para ter o governo mais à direita desde a Segunda Guerra Mundial e o primeiro de sempre liderado por uma mulher. Isto porque a coligação de direita e extrema-direita, liderada pelo partido Irmãos de Itália (FdI, na sigla em italiano), terá obtido entre 41% e 45% dos votos nas legislativas em Itália, segundo as sondagens à boca das urnas.
Estes são os destinos de férias dos líderes políticos nacionais...

Estes são os destinos de férias dos líderes políticos nacionais...

Algarve, Alentejo, Gerês, Viana do Castelo, Madeira e região Centro são as escolhas dos principais responsáveis políticos em Portugal para descansar e recuperar forças. Em ano de eleições legislativas - marcadas para o dia 6 de outubro de 2019 -, os períodos de férias serão feitos maioritariamente nas duas primeiras semanas de agosto.
... E taxa “Robles” para travar bolha especulativa cai por terra

... E taxa “Robles” para travar bolha especulativa cai por terra

A polémica “taxa Robles”, que queria penalizar com um imposto especial quem compra e vende num curto período temporal, alcançando lucros elevados, não terá "pernas para andar". Sabe-se que ambas as propostas, do BE e PSD, no âmbito do Orçamento do Estado para 2019 (OE2019), para alterar a tributação das mais-valias, não vão passar no crivo do Parlamento.

IRS diferentes consoante tempo entre compra e venda dos imóveis: a proposta do PSD

Inspirado em outros países europeus - como França, Alemanha, Bélgica ou Itália - e à boleia da iniciativa do Bloco de Esquerda para que seja criada uma taxa sobre a "especulação imobiliária", o PSD veio fazer uma nova proposta que já está a agitar os ânimos, entre polítícos e no mercado imobiliário. Rui Rio defende que seja aplicada uma taxa do IRS sobre mais-valias diferenciada em função do número de anos entre a compra e a venda de imóveis.
Caso Robles: há outros políticos com polémicos negócios imobiliários

Caso Robles: há outros políticos com polémicos negócios imobiliários

Ricardo Robles demitiu-se este domingo de todos os cargos políticos devido ao escândalo do negócio imobiliário em que está envolvido com um prédio em Alfama, Lisboa. Mas o deputado do Bloco de Esquerda (BE) está longe de ser o único caso. António Costa, Fernando Medina, José Sócrates, Cavaco Silva, Rui Moreira, Manuel Pinho e Pedro Siza Vieira são exemplos de atuais ou ex-dirigentes políticos que já protagonizaram outras polémicas devido aos seus investimentos em terrenos, apartamentos e moradias.
Vereador do Bloco em Lisboa prestes a fazer mais-valia de 4,7 milhões com prédio em Alfama

Vereador do Bloco em Lisboa prestes a fazer mais-valia de 4,7 milhões com prédio em Alfama

Um dos maiores críticos da especulação imobiliária em Lisboa está em vias de realizar uma mais-valia de 4,7 milhões de euros com um prédio em Alfama. Em causa está uma transação realizada por Ricardo Robles, vereador do Bloco de Esquerda na Câmara Municipal da capital com a irmã. O responsável político alega que trata-se de um negócio de família, tendo o imóvel sido comprado em 2014 e cuja venda não foi ainda concretizada.
Fica a saber quanto ganham os políticos portugueses...

Fica a saber quanto ganham os políticos portugueses...

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, é o político português que tem o salário mais elevado, cerca de 6.700 euros brutos mensais, ao que acresce 25% em despesas de representação. Já o primeiro-ministro, António Costa, ganha cerca de 4.900 euros brutos mensais, mais 40% em despesas de representação. Fica a saber quanto ganham os políticos portugueses. 
Os políticos portugueses vão de férias. Para onde?

Os políticos portugueses vão de férias. Para onde?

À semelhança da maioria dos portugueses, os políticos também aproveitam o verão para tentar desligar do trabalho e carregar baterias. Mas, em ano de eleições autarquicas, as férias dos principais líderes políticos vão, em geral, ser mais curtas e desfrutadas em Portugal. Em alguns casos, os períodos de descanso terão de ser interrompidos por compromissos de agenda. E para onde vão? Contamos-te tudo.
Imobiliária e contas bancárias de ex-ministro Manuel Pinho investigadas pela Justiça

Imobiliária e contas bancárias de ex-ministro Manuel Pinho investigadas pela Justiça

Manuel Pinho, antigo ministro da Economia do Governo de José Sócrates, foi constituído arguido, sendo suspeito dos crimes de corrupção e tráfico de influências num alegado esquema de favorecimento à EDP. A Justiça quer ver à lupa os movimentos financeiros do ex-governante e da sua mulher, bem como das empresas em que são sócios. Entre elas a sociedade de gestão imobiliária Pilarjardim.

E proposta do PS para Alojamento Local foi coordenada por deputada com interesses na hotelaria

A polémica iniciativa legislativa do Governo para o Alojamento Local (AL) continua a dar que falar e pode agora ser palco de um conflito de interesses. A proposta socialista é assinada por Carlos Pereira e Filipe Neto Brandão, mas na realidade partiu do Grupo de Trabalho sobre o Turismo, que é coordenado por Maria Hortense Martins. Esta deputada do PS, ao mesmo tempo (e desde há vários anos) é acionista da Investel - Investimentos Hoteleiros, empresa de hotelaria que poderá beneficiar da nova regulamentação que pretende impor a aprovação dos condóminos nas casas para turistas.
Mário Soares deixa fortuna de milhões que inclui valiosos imóveis

Mário Soares deixa fortuna de milhões que inclui valiosos imóveis

João e Isabel acabam de herdar uma fortuna de milhões de euros do pai Mário Soares, falecido no passado dia 7 de janeiro, aos 92 anos. O antigo Presidente da República deixa um património, de valor indeterminado, que inclui vários imóveis, fundos de investimento, ações, obrigações, uma coleção única de obras de arte e uma biblioteca.