Proporção de trabalhadores entre os 55 e os 64 anos aumentou na UE de 13,1% em 2010 para 19,8% em 2023. Em Portugal está nos 20,5%.
Comentários: 0
Trabalhadores mais velhos em Portugal
Jornal de Negócios

Portugal era, em 2023, o sexto país da União Europeia (UE) com maior proporção de trabalhadores entre 55 e 64 anos no emprego, sendo apenas superado por Alemanha, Itália, Bulgária, Letónia e Lituânia. E mais: foi o quarto país da UE onde o peso mais aumentou entre 2010 e 2023, sendo também um dos países onde a idade legal de reforma é mais alta.

Segundo o Jornal de Negócios, que se apoia em dados de um relatório sobre como “manter os trabalhadores mais velhos na força de trabalho”, da agência tripartida da UE (Eurofound), a maioria dos países avançou para aumentos da idade da reforma, mas “prolongar a vida de trabalho requer mais do que medidas legais”.

Os dados permitem concluir que a proporção de trabalhadores entre os 55 e os 64 anos aumentou na UE de 13,1% em 2010 para 19,8% em 2023. Em Portugal, está nos 20,5%, sendo o sexto valor mais alto entre os 27 Estados-membros. 

A evolução estará relacionada com o envelhecimento da população portuguesa e com o facto de o país ter, segundo dados apresentados no mesmo relatório, a quinta idade legal de reforma mais alta, a idade efetiva de reforma mais alta no caso dos homens (66,6 anos) e a terceira idade efetiva mais alta no caso das mulheres (65,6 anos), escreve a publicação. 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta