Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Quando Marie Kondo também ajuda a limpar as redes sociais

rawpixel/Unsplash
rawpixel/Unsplash
Autor: Redação

Vivemos muito tempo colados ao ecrã e agarrados aos smartphones com o chamado “fear of missing out” (“medo de perder alguma coisa”). A tecnologia e as redes sociais importam, sim, mas é preciso saber utilizá-las com conta, peso e medida. Mas e se o método Marie Kondo te ajudasse, também, a limpar a vida digital? 

Autora do best-seller "Arrume a sua Casa, Arrume a Sua Vida", Marie Kondo é mundialmente conhecida pelas suas técnicas de organização. Uma verdadeira guru da arrumação e adepta do “deitar fora tudo o que não interessa” para uma casa sã e mente sã, neste caso.

E sim, é possível aplicar as técnicas da japonesa à vida digital e à forma como lidamos com as redes sociais e a tecnologia, que nos podem levar, por vezes, a desenvolver relações tóxicas ou até mesmo perder tempo que poderia ser utilizado para outras atividades. Chama-se: minimalismo, ou como quem diz, menos é mais.

Eis as ferramentas e técnicas que te podem ajudar a arrumar a vida virtual:

  • 'Tokimeki Unfollow'

    Esta aplicação foi criada pelo ex-designer do Facebook Julius Tarng. Explica o Observador que este programa compila uma lista de todas as contas que cada utilizador segue e faz uma pergunta: “Estes tweets ainda criam alegria ou são importantes para si?” E dá duas opções, nomeadamente a de continuar a seguir a conta ou a de eliminá-la.

    Na prática, o método inspira-se na técnica de Marie Kondo, ou seja, eliminar o que não faz falta. Ainda não existe algo similar para o Facebook ou Instagram, contudo, podes fazer o exercício “amigo a amigo”, que é relativamente simples de fazer: deixas as contas que te interessam e eliminas as dispensáveis.

  • 'Thoughts'

    Uma aplicação que permite tirar notas no telemóvel sem a possibilidade de incluir fotografias, anexos, links, eventos de calendário partilhados e excertos de áudio. Trata-se de um bloco de texto que podes guardar ou apagar, sem possibilidade de ser partilhado. Uma app com fundo preto e letras brancas onde só podes mesmo fazer isto: escrever. 

    Uma solução ideal se não fores adepto do tradicional bloco de notas.

  • 'Offtime'

    Esta é a aplicação que te obriga a largar a vida virtual “à força”, para que não passes todo o tempo a fazer 'scroll'. Diz o Observador que depois de instalares a aplicação, podes escolher um tempo limite de uso diário para serviços específicos ou para o telemóvel como um todo. Um verdadeiro detox digital que te fará passar menos tempo no ecrã.

Também podes limpar tudo aquilo que não interessa na tua casa virtual sem recorrer a aplicações. Bastará para isso pegar no telemóvel e eliminar tudo o que não faz falta, "app a app".