O certificado digital permite comprovar que o seu portador foi vacinado contra a Covid-19, efetuou um teste com resultado negativo ou se já recuperou da doença.
Comentários: 0
Certificado digital: já é possível ler e emitir o documento através destas ‘apps’
Photo by Luis Villasmil on Unsplash

As aplicações móveis que permitem emitir e ler o certificado digital Covid-19 já estão disponíveis nas ‘app stores’ da Google, Apple e da Huawei, segundo um comunicado do Ministério da Saúde. Em causa estão duas aplicações diferentes: a SNS 24, que permite aos cidadãos emitir o seu certificado digital Covid-19, e a Passe Covid, através da qual empresas, transportadoras aéreas ou organizadores de eventos culturais, corporativos, desportivos e familiares (como casamentos e batizados) podem ler esse certificado.

A Passe Covid, tal como refere o Governo, vai permitir que as entidades que precisem de validar os certificados digitais Covid da União Europeia, que entraram em vigor no passado dia 1 de julho, possam fazê-lo de forma digital e mais rápida.

Desenvolvida pela Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM), a ‘app’ pode ser descarregada e utilizada por todos, nomeadamente transportadoras aéreas, organizadores de eventos culturais, corporativos, desportivos e familiares (como casamentos e batizados).

Como é que funciona? Apontando a câmara do telemóvel para o código QR do Certificado Digital Covid apresentado (em papel ou em formato digital), a aplicação irá validar automaticamente o certificado. A aplicação valida os três tipos de certificados: de vacinação, de teste, de recuperação, emitidos pelos países membros da União Europeia.

O resultado pode ser positivo ou negativo: um resultado com sinal verde significa que o certificado digital Covid foi validado com sucesso; um resultado com sinal vermelho significa que o certificado não é válido.

Certificado digital: já é possível ler e emitir o documento através destas ‘apps’
gov.pt

Aplicação móvel de emissão SNS 24 também já pode ser descarregada

Além da aplicação móvel de leitura do certificado digital da UE, a app SNS 24, que permite a emissão e apresentação do certificado digital em formato eletrónico, também já está disponível nas ‘app stores’ da Google e, em breve, da Apple. Através desta aplicação, cada cidadão pode obter, consultar e armazenar o seu certificado digital Covid.

Além da consulta aos certificados digitais Covid da UE, a nova ‘app’ possibilita, através de uma navegação e linguagem simples, o acesso rápido a outras funcionalidades e serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde, tais como aceder facilmente a uma teleconsulta, renovar a medicação habitual, consultar a informação no boletim de vacinas, entre outros.

Desenvolvida pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, a aplicação móvel SNS 24 vem substituir a app MySNS Carteira.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade