Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

EQT compra idealista à Apax por mais de 1.300 milhões

O Fundo EQT IX assinou um acordo com os fundos geridos pela Apax Partners para a compra das suas ações no idealista.

Autor: Redação

O EQT IX Fund assinou um acordo com os fundos geridos pela Apax Partners para a compra das suas ações no idealista pelo valor da companhia de 1.321 milhões de euros. Jesús Encinar, fundador e presidente do idealista, mantém a maior parte da sua participação e continuará a liderar a empresa juntamente com a sua equipa.

A EQT Partners é uma empresa de investimento global com mais de 62 biliões em capital e 40 biliões em ativos geridos em 19 fundos. A EQT investe em empresas na Europa, Ásia-Pacífico, Estados Unidos e Canadá que geram mais de 27 biliões de euros anualmente e mais de 159.000 empregos. A EQT colabora com as suas participadas para alcançar crescimento sustentável, excelência operacional e liderança de mercado.

Carlos Santana, Managing Director da EQT Private Equity em Espanha da EQT Partners, e assessor financeiro da EQT IX, afirmou que “a EQT considera que o idealista tem potencial para crescer a um ritmo acelerado, especialmente tendo Jesús, o seu fundador, que juntamente com César, Fernando, Marta e a sua equipa de gestão vão contar com a EQT para conseguir uma maior expansão nos países onde o idealista está presente e vão consolidar a sua posição de liderança no sul da Europa. Investir no idealista demonstra ainda mais o compromisso da EQT em procurar oportunidades de investimento estratégico na Europa".

Bert Janssens, sócio e codiretor global da TMT na EQT Partners e assessor de investimentos da EQT IX, acredita que: “idealista representa um investimento estratégico para a EQT, que se encaixa perfeitamente com a abordagem da EQT de investir em empresas de alto crescimento e fazer parceria com equipas de gestão de excelência. Estamos impressionados com a posição de liderança no mercado que o idealista construiu nos últimos 20 anos e a EQT está entusiasmada em apoiar o idealista e a sua equipa de gestão de negócios nesta próxima fase de crescimento”.

Jesús Encinar, fundador e presidente do idealista, afirmou: “Após cinco anos de excelente relacionamento com a Apax e os seus sócios, estou muito feliz por tê-los ajudado a vender a sua participação com um excelente resultado para os seus investidores (principalmente fundos de pensões e fundos soberanos). Estamos agora a abrir um novo caminho para o idealista com um dos mais respeitados fundos europeus com o qual partilhamos plenamente valores para criar empresas inovadoras, líderes, sustentáveis ​​e socialmente responsáveis".

Albert Costa, Principal da Apax Partners, quer “agradecer, desde a Apax, a Jesús, César, Fernando, Marta e ao resto da equipa idealista pela colaboração nestes últimos cinco anos. Foi um prazer poder testemunhar o seu espírito empreendedor e o seu esforço, dia após dia, para melhorar a liquidez e funcionalidade do portal imobiliário. Estamos muito orgulhosos do crescimento do idealista e da posição de liderança que alcançou em Espanha, Portugal e Itália. Desejamos ao idealista e à EQT tudo de melhor nesta nova fase”.

Depois da operação, os fundos geridos pela Apax Partners concluem com sucesso a aquisição que fizeram em 2015, ao investir no idealista um valor de 235 milhões de euros.

A equipa do idealista iniciou conversações com a EQT nos últimos meses, realizando todas as reuniões por videoconferência devido à crise da Covid-19, mas foi no último fim de semana que as negociações se aceleraram, tendo sido assinado o acordo na madrugada de quarta-feira, dia 09 de setembro de 2020. A operação foi realizada por via de assinatura eletrónica com telemóvel por todos os participantes.

A operação assinada agora em Madrid está pendente da aprovação da Comissão Nacional de Mercado e Concorrência (CNMC), que poderá autorizar a compra nas próximas semanas.

Neste processo, o idealista contou com a Evercore como assessora financeira exclusiva, a Dentons como assessora jurídica e o JBMF como assessor tributária.