Comentários: 0
Construção dá sinais de retoma: edifícios licenciados disparam 12% face a 2015
GTRES

No segundo trimestre de 2016 foram licenciados em Portugal 4,2 mil edifícios (mais 12% que no período homólogo) e concluídos 2,5 mil edifícios (menos 10,7% que no mesmo período do ano passado). O setor da construção, que foi um dos mais afetados pela crise, parece estar a dar, desta forma, a dar sinais de retoma.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), do total de edifícios licenciados – os já referidos 4,2 mil – 65,2% corresponderam a construções novas, sendo que destas 69,8% destinaram-se a habitação familiar.

Construção dá sinais de retoma: edifícios licenciados disparam 12% face a 2015

“Todas as regiões registaram variações homólogas positivas nos edifícios licenciados, com destaque para a Região Autónoma da Madeira (+60%) e para a Área Metropolitana de Lisboa (+46,4%)”, esclarece o INE, salientando que “as obras licenciadas para construções novas em Portugal cresceram 12,2% face ao segundo trimestre de 2015” e que “as obras de reabilitação cresceram 10,6%”.

No que diz respeito aos 2,5 mil edifícios concluídos, a maioria é relativa construções novas (68%), das quais 62,7% tiveram como destino a habitação familiar. “As Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores registaram um aumento no número de edifícios concluídos: +17,1% e +12,0%, respetivamente. Todas as restantes regiões verificaram um decréscimo nesta variável, com destaque para a Área Metropolitana de Lisboa (-25,9%)”, diz o INE.

Em comparação com o trimestre anterior, as obras concluídas para construções novas decresceram 0,9% e as obras de reabilitação diminuíram 2,4%.

O INE conclui que “os sinais de retoma que se vêm verificando no licenciamento de obras continuam a ser pouco evidentes na conclusão de obras, de certa forma alinhado com o decréscimo que se foi sentindo nos últimos anos no licenciamento de obras, associado ao prazo médio de execução que, em 2015, foi de 21 meses (30 meses nos edifícios de apartamentos).

Construção dá sinais de retoma: edifícios licenciados disparam 12% face a 2015

Construção dá sinais de retoma: edifícios licenciados disparam 12% face a 2015

FEPICOP otimista

Estes e outros dados não passam despercebidos aos intervenientes do setor. Para a Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas (FEPICOP), estes indicadores contribuem para perspetivas favoráveis quanto ao crescimento da produção do setor a curto/médio prazo.

“Ao longo do primeiro semestre do ano o mercado imobiliário manteve uma dinâmica forte, com uma evolução muito favorável do montante de crédito concedido para aquisição de habitação (crescimento de 62% em termos homólogos, correspondendo a uma média mensal de 450 milhões de euros concedidos) e um crescimento expressivo no número de fogos novos licenciados (+38% até junho, face ao período homólogo, ultrapassando já os 5.300 fogos). De igual modo, o licenciamento de construções não residenciais novas evoluiu de forma positiva, revelando um crescimento homólogo de 22% na área total licenciada para este tipo de edifícios, a qual ultrapassou, nesse período, os 1,5 milhões de metros quadrados”, refere a entidade em comunicado.

Segundo a FEPICOP, nos meses mais recentes, o mercado das obras públicas também tem vindo a revelar sinais de recuperação. “Analisados os dados já conhecidos para os primeiros oito meses de 2016, o montante das empreitadas de obras públicas lançadas a concurso ultrapassou mil milhões de euros (+20,5% em termos homólogos) enquanto os contratos celebrados atingiram um valor de 603,4 milhões de euros, representando um acréscimo de 3,8% relativamente a 2015”, revela a federação.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade