Comentários: 0
Construção emprega 9% dos trabalhadores em Portugal
autorizado

O número de empresas de construção está em queda em Portugal e o setor está longe de viver os dias de ouro de outros tempos. Ainda assim, as cerca de 44 mil construtoras em atividade, de várias dimensões, empregam 9% da população ao serviço no mercado nacional e geram 6% do volume de negócios do país, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

“Comparativamente a 2011, a relevância do setor da construção no total das empresas diminuiu, em virtude de consecutivos decréscimos no número de empresas em actividade no sector”, refere o BdP, com base em dados de 2015.

Face ao ano anterior, o peso do setor diminuiu também em termos de volume de negócios (3,2 pontos percentuais) e no número de pessoas ao serviço (2,9 pontos percentuais).

Construção emprega 9% dos trabalhadores em Portugal
autorizado

A construção de edifícios apresenta a maior preponderância desta atividade, representando 59%, 44% das pessoas ao serviço e 42% do volume de negócios do setor.

Com maior preponderância de microempresas (88%) em termos de número de sociedades, as pequenas e médias empresas são quem gera mais negócio (51%) e emprega mais gente (50%), sendo nos distritos de Lisboa (32%) e do Porto (22%) que se concentra a maior fatia de volume de negócios do setor.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade