
Emprego e salários na construção em Portugal continuam a subir
A construção continua a marcar passo em Portugal, sobretudo pelos projetos de construção civil, que levaram o índice de produção na construção a crescer 5,4% em setembro face ao período homólogo (mas menos que no mês anterior). Também o emprego nesta área aumentou no último ano, assim como os salários dos trabalhadores, num momento em que a mão de obra na construção continua a ser escassa.

Trabalhar no setor da construção? dstgroup está a recrutar...
O dstgroup diz estar “a crescer exponencialmente e, para atrair novos talentos”, anuncia que vai realizar um open day esta sexta-feira (dia 2 de junho de 2023), no campus de Braga. A campanha de recrutamento “desafia os candidatos a demonstrar o seu potencial”, refere a empresa em comunicado, adiantando que pretende contratar centenas de trabalhadores para as equipas nas áreas da construção, serralharia, mecânica, soldadura, carpintaria e inovação.

Construção modular: novo curso técnico superior garante emprego
A tecnologia continua a avançar. E o setor de construção vai evoluindo ao seu lado. Agora, há várias alternativas à construção tradicional, como é o caso da construção modular e pré-fabricada.

Construção: produção abrandou em maio para 2,0%
A construção de edifícios e a atividade da engenharia civil desaceleraram em maio face ao mês anterior.

Construção de edifícios aumentou 3% em fevereiro
O setor da construção português foi posto à prova durante a pandemia e superou o desafio com distinção. A construção não parou e o número de licenças de casas para construir também continuou a crescer.

Confiança na construção cai na pandemia – mas setor mantém resiliência
O furação da pandemia da Covid-19 abalou - e está a abalar - vários setores. E o da construção, apesar de ter revelado “alguma resiliência”, também foi afetado.

Produção na construção acelera em maio
O Índice de Produção na Construção cresceu 8,1% em maio de 2021, uma taxa 4,6 pontos percentuais (p.p.) superior à registada em abril, mas ainda assim 0,9% inferior ao observado em maio de 2019.

Emprego na construção sobe 1,6% no primeiro trimestre – é o valor mais alto desde 2013
Após um decréscimo anual de 0,2% em 2018, o número de trabalhadores do setor da construção voltou a crescer no primeiro trimestre de 2019 face ao período homólogo. Em causa está um aumento de 1,6%. É o valor mais alto desde 2013.
Produção na construção aumentou 3% em janeiro
O Índice de Produção na Construção aumentou 3% em janeiro face ao mesmo mês do ano passado – em dezembro tinha-se verificado uma subida homóloga inferior (2,8%). Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o incremento foi impulsionado pelo segmento da construção de edifícios.

Setor da Construção e Obras Públicas dá sinais de recuperação
O número de trabalhadores do setor da Construção e Obras Públicas cresceu 8% até junho, para quase 310 mil trabalhadores, segundo dados do Inquérito ao Emprego, produzido pelo INE. A tendência positiva estende-se ainda à queda das insolvências e ao aumento da constituição de novas empresas, que registou um crescimento de 8,7% em relação ao período homólogo.

ACT suspendeu 16 obras e detetou 280 irregularidades no setor da construção
A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) suspendeu 16 obras no final de maio, na sequência de uma ação inspetiva a nível nacional no setor da construção que visou promover a redução da sinistralidade. A inspeção decorreu entre 22 e 26 de maio e foram acompanhadas mais de 750 empresas em cerca de 330 estaleiros de construção civil. Verificaram-se cerca de 280 irregularidades, relacionadas sobretudo com andaimes e equipamentos de trabalho.

Adeus crise? Investimento em construção com o maior aumento dos últimos 15 anos
O investimento em construção aumentou no primeiro trimestre deste ano 8,5% face ao período homólogo. Trata-se do maior aumento desde 2002 e o segundo maior desde 2000. Face ao trimestre anterior, o último do ano passado, verificou-se um crescimento de 5%, valor que compara com crescimentos de 0,6% no consumo privado e de 3,1% das exportações.

Queda da construção abrandou em novembro em Portugal
O índice de produção na construção atenuou em novembro a variação homóloga negativa, recuando 2%, enquanto os índices de emprego e de remunerações diminuíram 0,1% e 0,4%, respetivamente.

Construção faz balanço negativo de 2016, mas antecipa melhorias
A Federação Portuguesa da Indústria da Construção da Construção e Obras Públicas (FEPICOP) faz um balanço negativo do desempenho do setor em 2016. “Confirmando-se uma nova quebra na produção em 2016, este será o 9º ano consecutivo em que o setor não registará qualquer crescimento, estimando-se que, em volume, a produção em 2016 seja inferior a 45% da produção do ano de 2001, auge da atividade do setor”, refere a entidade em comunicado.

Construção emprega 9% dos trabalhadores em Portugal
O número de empresas de construção está em queda em Portugal e o setor está longe de viver os dias de ouro de outros tempos. Ainda assim, as cerca de 44 mil construtoras em atividade, de várias dimensões, empregam 9% da população ao serviço no mercado nacional e geram 6% do volume de negócios do país, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

Produção na construção com quebra menos intensa em agosto
O índice de produção na construção apresentou em agosto uma taxa de variação homóloga de -3,7%, o que compara com a variação de -4% verificada em julho. Segundo o INE, os segmentos considerados Construção de Edifícios e Engenharia Civil continuaram a registar variações negativas.

Construção: mais de 9.000 empregos criados desde janeiro
O setor da construção e do imobiliário foi um dos mais afetados pela crise, mas parece estar finalmente a dar sinais de retoma. A confirmar esta tendência estão alguns dados, como por exemplo o facto do setor ter gerado 9.056 empregos no primeiro semestre do ano.

Índice de produção na construção cai 2,1% face ao ano passado
Em agosto, o índice de produção na construção diminuiu 2,1% face ao mesmo mês do ano passado. Trata-se de uma queda homóloga inferior 0,1% face à registada em julho. Já os índices de emprego e de remunerações diminuíram 2,4% e 2,5%, respetivamente.
Construção perdeu sete mil empresas no ano passado
O setor da construção é, definitivamente, um dos mais afetados pela crise. Para Reis Campos, presidente da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), 2013 foi um dos piores anos de sempre nesta área de atividade.

Construção: menos produção, emprego e remunerações em setembro
O setor da construção mergulhou numa enorme crise e está a sentir dificuldades para recuperar e vir à tona. A comprová-lo estão os números.

construção: luz ao fundo do túnel num sector em crise
o sector da construção tem sido um dos mais penalizados com a crise. com o mercado parado, muitas empresas têm sido forçadas a fechar portas enquanto outras apostam forte na internacionalização para se manterem “vivas”.

radiografia do dia: emprego e salários na construção
o volume de emprego no sector da construção registou uma diminuição homóloga de 19,5% (variação de -19,8% em fevereiro), revelam dados do institudo nacional de estatística (ine). face ao mês anterior, o índice de emprego apresentou uma taxa de variação de -1,0% (-1,3% em março de 2012).