Construção de edifícios

Emprego e salários na construção em Portugal continuam a subir

A construção continua a marcar passo em Portugal, sobretudo pelos projetos de construção civil, que levaram o índice de produção na construção a crescer 5,4% em setembro face ao período homólogo (mas menos que no mês anterior). Também o emprego nesta área aumentou no último ano, assim como os salários dos trabalhadores, num momento em que a mão de obra na construção continua a ser escassa.
Empregos na construção

Trabalhar no setor da construção? dstgroup está a recrutar...

O dstgroup diz estar “a crescer exponencialmente e, para atrair novos talentos”, anuncia que vai realizar um open day esta sexta-feira (dia 2 de junho de 2023), no campus de Braga. A campanha de recrutamento “desafia os candidatos a demonstrar o seu potencial”, refere a empresa em comunicado, adiantando que pretende contratar centenas de trabalhadores para as equipas nas áreas da construção, serralharia, mecânica, soldadura, carpintaria e inovação.

Produção na construção aumentou 3% em janeiro

O Índice de Produção na Construção aumentou 3% em janeiro face ao mesmo mês do ano passado – em dezembro tinha-se verificado uma subida homóloga inferior (2,8%). Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o incremento foi impulsionado pelo segmento da construção de edifícios.
Setor da Construção e Obras Públicas dá sinais de recuperação

Setor da Construção e Obras Públicas dá sinais de recuperação

O número de trabalhadores do setor da Construção e Obras Públicas cresceu 8% até junho, para quase 310 mil trabalhadores, segundo dados do Inquérito ao Emprego, produzido pelo INE. A tendência positiva estende-se ainda à queda das insolvências e ao aumento da constituição de novas empresas, que registou um crescimento de 8,7% em relação ao período homólogo.
ACT suspendeu 16 obras e detetou 280 irregularidades no setor da construção

ACT suspendeu 16 obras e detetou 280 irregularidades no setor da construção

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) suspendeu 16 obras no final de maio, na sequência de uma ação inspetiva a nível nacional no setor da construção que visou promover a redução da sinistralidade. A inspeção decorreu entre 22 e 26 de maio e foram acompanhadas mais de 750 empresas em cerca de 330 estaleiros de construção civil. Verificaram-se cerca de 280 irregularidades, relacionadas sobretudo com andaimes e equipamentos de trabalho.
Construção faz balanço negativo de 2016, mas antecipa melhorias

Construção faz balanço negativo de 2016, mas antecipa melhorias

A Federação Portuguesa da Indústria da Construção da Construção e Obras Públicas (FEPICOP) faz um balanço negativo do desempenho do setor em 2016. “Confirmando-se uma nova quebra na produção em 2016, este será o 9º ano consecutivo em que o setor não registará qualquer crescimento, estimando-se que, em volume, a produção em 2016 seja inferior a 45% da produção do ano de 2001, auge da atividade do setor”, refere a entidade em comunicado.
Construção emprega 9% dos trabalhadores em Portugal

Construção emprega 9% dos trabalhadores em Portugal

O número de empresas de construção está em queda em Portugal e o setor está longe de viver os dias de ouro de outros tempos. Ainda assim, as cerca de 44 mil construtoras em atividade, de várias dimensões, empregam 9% da população ao serviço no mercado nacional e geram 6% do volume de negócios do país, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).
Produção na construção com quebra menos intensa em agosto

Produção na construção com quebra menos intensa em agosto

O índice de produção na construção apresentou em agosto uma taxa de variação homóloga de -3,7%, o que compara com a variação de -4% verificada em julho. Segundo o INE, os segmentos considerados Construção de Edifícios e Engenharia Civil continuaram a registar variações negativas.
Construção perdeu sete mil empresas no ano passado

Construção perdeu sete mil empresas no ano passado

O setor da construção é, definitivamente, um dos mais afetados pela crise. Para Reis Campos, presidente da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), 2013 foi um dos piores anos de sempre nesta área de atividade.
radiografia do dia: emprego e salários na construção

radiografia do dia: emprego e salários na construção

o volume de emprego no sector da construção registou uma diminuição homóloga de 19,5% (variação de -19,8% em fevereiro), revelam dados do institudo nacional de estatística (ine). face ao mês anterior, o índice de emprego apresentou uma taxa de variação de -1,0% (-1,3% em março de 2012).