Comentários: 0
Disparam ofertas de trabalho no imobiliário e construção
GTRES

O dinamismo do setor imobiliário começa a mostrar resultados no mercado de trabalho, com a criação de mais oportunidades de emprego. Este verão, só entre julho e agosto, os centros de emprego nacionais registaram um aumento de quase 1200 ofertas deste setor. E em causa estão muito mais do que ofertas para consultores imobiliários, registando-se procura por outras competências como engenheiros civis, arquitetos, profissionais da construção (nas várias especializações), diretores comerciais e de obra, gestores de projeto.

Entre janeiro e setembro deste ano o setor do imobiliário e construção gerou 9056 novos empregos em Portugal e as contas mais recentes da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário, citadas pelo Expresso, apontam para um total de 620 mil empregos no setor. Um número ainda distante dos 900 mil registados em 2000, mas que os especialistas olham com otimismo. 

Os números do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) refletem a boa maré em que navega o setor. O relatório mensal do mercado de emprego, citado pelo semanário, revela que - apesar do setor das atividades imobiliárias ainda registar um nível elevado de desempregados inscritos (99.805)- , o número de ofertas de emprego disponíveis na área tem estado a aumentar.

Muito mais que consultores imobiliários

Mas não foi só a dinâmica de criação de emprego que mudou no imobiliário nos últimos ano. As exigências das empresas que contratam também. Profissionalização e qualificação tornaram-se nos últimos anos palavras de ordem num setor que há muito não se compadece com o amadorismo, segundo escreve ainda o jornal.

E, fruto desta crescente exigência, o imobiliário nacional tem conseguido atrair profissionais das mais diferentes áreas que procuram no setor uma oportunidade de reconversão profissional, nota o Expresso, rematando que professores, engenheiros, arquitetos, profissionais da banca, empreendedores e perfis de muitas outras origem fazem hoje carreira no imobiliário.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta