Comentários: 0
Inovadora fábrica de multinacional em Águeda construída em... 11 meses
Fábrica custou 37 milhões de euros e encontra-se num terreno com 230.000 m2. Gabriel Couto

A nova fábrica da multinacional indiana Sakthi, localizada no Parque Empresarial do Casarão, em Águeda, foi inaugurada dia 18, tendo sido construída em tempo recorde (340 dias/11 meses) pela construtora portuguesa Gabriel Couto. Custou cerca de 37 milhões de euros e encontra-se num terreno com 230.000 m2.

Carlos Couto, CEO da Gabriel Couto, considera que o cumprimento dos prazos deve-se a vários fatores, nomeadamente à existência nos quadros da empresa de equipas técnicas experientes e habituadas a projetos de elevada dimensão e complexidade. “É de ressalvar o facto de conseguirmos aliar as capacidades que temos com a experiência e as valências técnicas apropriadas para a execução de qualquer tipo de empreitada, nas mais diversas áreas da nossa atividade”, disse em comunicado.

Em causa está uma fábrica de fundição para o setor automóvel vocacionada para a produção de componentes de segurança crítica, nomeadamente para sistemas de travagem, transmissão, suspensão e motor, em ferro nodular. O projeto tem a assinatura do arquiteto Alexandre Burmester.

“A nave industrial foi concebida como uma estrutura porticada que se desenvolveu em planta, num retângulo de 260X75 m2, em que os pórticos estão espaçados de 10 metros, com entrada de luz natural a cada 20 metros, que corresponde à distância entre pórticos principais. A estrutura do edifício é constituída basicamente pela estrutura de fundações em betão armado, estrutura principal em perfis laminados e reconstruídos e chapa autoportante entre os pórticos principais. A geometria altimétrica desta unidade industrial, denominada Júpiter, foi adaptada às necessidades funcionais de exploração, tendo um pé direito de 26,5 metros na zona da fusão, fachada Norte, e de 14 metros na zona da expedição, fachada Sul”, lê-se no documento.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta