
Norman Foster, um dos arquitetos mais conceituados do mundo, “carrega às costas” a responsabilidade de dar uma segunda vida à antiga sede do Barclays Bank em Madrid (Espanha), que está situada na Plaza de Colón, 1. O edifício, que foi construído em 1971, trará ao mercado espanhol 3.930 metros quadrados (m2) de escritórios. Só deverá estar concluído no segundo semestre do próximo ano.
Localizado numa das zonas de negócio mais importantes de Madrid – perto do Paseo de la Castellana, do Paseo de Recoletos e da rua Génova –, o edifício está atualmente na posse da CBRE Global Investors (CBRE GI), que no início do ano passado o comprou ao Barclays por cerca de 70 milhões de euros.

O imóvel, que entretanto foi rebatizado de Axis, tem quatro pisos e uma fachada surpreendente, composta por uma estrutura de vigas e suportes que se cruzam na diagonal. Uma particularidade que permite minimizar os custos energéticos.
Para Norman Foster, fundador do estúdio de arquitetura Foster + Partners, trata-se de “um marco para a cidade”. “A fachada proporcionará uma nova identidade e será uma referência”, referiu, sublinhando que o edifício estará “preparado para o futuro e será duradouro”.
Já Antonio Simontalero, manager da CBRE GI para Espanha e Portugal, considerou que o Axis será um “dinamizador comercial importante” na zona. O responsável adiantou, de resto, que o edifício pode ser de uso misto, com escritórios e quiçá uma “flagship”.

Para poder comentar deves entrar na tua conta