Comentários: 0
Obras públicas em queda este ano
Sérgio Rola/Unsplash

O volume de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos até ao final do terceiro trimestre de 2018 ascendeu a 1,715 milhões de euros, um valor 26% inferior face ao verificado no mesmo período do ano passado. Também em queda homóloga estão os contratos celebrados no âmbito de concursos públicos e os conseguidos através de ajuste direto e consulta prévia. 

“Efetivamente, desde o mês de janeiro do corrente ano, verificam-se registos homólogos acumulados negativos ao nível das promoções de obras públicas, situação que já não ocorria desde dezembro de 2015”, conclui o Barómetro das Obras Públicas de outubro, divulgado esta segunda-feira pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

Segundo a entidade, o total de contratos celebrados no âmbito de concursos públicos e reportados no Observatório das Obras Públicas atingiu os 1.076 milhões de euros, valor que reflete um crescimento de 10% face a 2017. “Porém, os contratos celebrados na modalidade de ajuste direto e consulta prévia registam apenas um total de 429 milhões de euros, ou seja, registam um recuo de 29% face ao apurado no mesmo período do ano anterior. No seu conjunto, os contratos celebrados e registados no Observatório das Obras Públicas até final de setembro totalizam 1.604 milhões de euros, ou seja, menos 5% em termos homólogos”, lê-se no documento.

Para a AICCOPN não há dúvidas que o mercado de obras públicas, “tanto ao nível dos concursos públicos promovidos, como ao nível da celebração de contratos, regista uma evolução desfavorável nos três primeiros trimestres do corrente ano”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade