
Os concursos públicos de empreitadas promovidos até novembro do ano passado dispararam 67% face ao período homólogo, para um valor total de 3.731 milhões de euros. O número total de contratos celebrados cresceu significativamente mas, ainda assim, não acompanhou o crescimento dos concursos promovidos.
Nos primeiros 11 meses do ano, revela a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), foram promovidos nove concursos com um preço base superior a 50 milhões de euros, que totalizam 1.016 milhões de euros, ou seja, 27% do total registado – em 2018, o número de contratos com preço base superior a 50 milhões foi de apenas cinco.
O comunicado da AICCOPN mostra ainda que o total de contratos celebrados e reportados no Portal Base no âmbito de concursos de empreitadas situou-se nos 1.751 milhões de euros, mais 26% em termos homólogos. Apesar deste crescimento, “este valor representa menos de metade do total de concursos promovidos”.
Os contratos de empreitadas celebrados em resultado de ajustes diretos e consultas prévias atingiram 429 milhões de euros, menos 4% face a 2018. No seu conjunto, o montante de empreitadas de obras públicas objeto de celebração de contrato e registado no Portal Base, foi de 2.270 milhões de euros, ou seja, mais 14% em termos homólogos.
Para poder comentar deves entrar na tua conta