“Prevê-se o início da construção para o final do primeiro trimestre de 2021 e a conclusão da obra para o último trimestre de 2022”, revela autarquia.
Comentários: 0
Sintra: câmara vai lançar concurso internacional para construção do novo hospital
Portuguese Gravity on Unsplash

A Câmara Municipal de Sintra (CMS) aprovou, esta terça-feira (22 de setembro de 2020), o lançamento de um concurso internacional para a construção do novo hospital, num investimento de 40,4 milhões de euros mais IVA. “Prevê-se o início da construção para o final do primeiro trimestre de 2021 e a conclusão da obra para o último trimestre de 2022”, lê-se no site da autarquia.

Segundo a lusa, que cita informações divulgadas pela CMS, as empresas de construção têm agora 111 dias para concorrer a esta obra, cuja construção fica a cargo da autarquia, enquanto o Estado assume a aquisição e instalação do equipamento, orçamentadas em 22 milhões de euros.

Citado pela agência de notícias, o presidente da CMS, Basílio Horta, realçou que a decisão é resultado de “um longo caminho” e que este é um desfecho “histórico”. “Fizemos um longo caminho até aqui, que começou pelo caderno de encargos, que para uma obra desta natureza é um trabalho complexo, mas que se conseguiu ultrapassar com vontade, trabalho e competência. Além do mais, é a primeira vez na história autárquica portuguesa que um concelho faz um hospital e o entrega ‘chave na mão' ao Serviço Nacional de Saúde”, sublinhou.

Basílio Horta acrescentou que este “grande investimento” só é possível “pelo controlo da despesa corrente” que tem levado a cabo na autarquia. O presidente da CMS frisou ainda que a construção desta nova unidade hospitalar no concelho vai pôr fim à sobrecarga que o hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca tem sofrido. O autarca adiantou, de resto, que foi também assinado um protocolo entre a CMS e a Câmara Municipal da Amadora para financiar o alargamento da Urgência daquela unidade, numa obra que vai ser feita ainda neste mês de setembro e que custará a cada município 500.000 euros.

De referir que o novo hospital de Sintra será constituído por três unidades, ambulatório programado, serviço de urgência básica e unidade de convalescença. Terá 19 especialidades e terá capacidade para atender 60 mil urgências anualmente.

IMI vai descer

Durante a reunião do executivo camarário, o presidente da CMS anunciou ainda a descida do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em três pontos para 2021, bem como a aprovação do lançamento de empreitadas num investimento global de 51,1 milhões de euros.

“O presidente [da CMS] anunciou uma nova baixa de IMI em 3 pontos fixando a taxa no Concelho de Sintra para o mínimo legal de 0,30. Nos últimos cinco anos ocorreu uma redução de 9 pontos no IMI, o que traduz uma devolução aos contribuintes de 46,1 milhões de euros”, lê-se no site da autarquia.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta