
Obras públicas: contratos ultrapassam 1.000 milhões de euros até abril
O valor dos contratos de empreitadas de obras públicas aumentou 19% até abril face ao período homólogo, ultrapassando os 1.000 milhões de euros, anunciou a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

Obras públicas: revisão de preços nas empreitadas agrada a engenheiros
A Ordem dos Engenheiros manifestou esta segunda-feira (23 de maio de 2022) agrado pela entrada em vigor do regime excecional e temporário no âmbito do aumento dos preços com impacto em contratos públicos, considerando que este permite continuar a atividade económica e evita constrangimentos nas obras.

Revisão obrigatória de preços só nos contratos públicos: privados de fora
O decreto-lei aprovado Conselho de Ministros esta quinta-feira, 12 de maio de 2022, que estabelece um regime excecional e temporário como resposta ao aumento dos custos com matérias-primas, materiais, mão de obra e equipamentos de apoio, só vai aplicar-se aos contratos públicos. Já os privados

Regime de revisão de preços de obras é "demasiado burocrático"
A Ordem dos Engenheiros da Região Norte (OERN) classificou o regime excecional de revisão de preços de obras públicas como "demasiado burocrático" e de "difícil aplicação".

Obras: se preços subirem 20%, construtoras podem forçar revisão
O preço das empreitadas poderá ser revisto até ao final do ano.

Obras em casa: o que é e para que serve um contrato de empreitada?
Fazer obras em casa ou construir uma casa nova pode ser uma dor de cabeça. E há regras e normas a ter em conta, quer por parte do consumidor que contrata os serviços da empresa (o dono da obra) quer por parte da própria empresa encarregue dos trabalhos. Fica a saber o que é e para que serve um contrato de empreitada.

Sintra: câmara vai lançar concurso internacional para construção do novo hospital
A Câmara Municipal de Sintra (CMS) aprovou, esta terça-feira (22 de setembro de 2020), o lançamento de um concurso internacional para a construção do novo hospital, num investimento de 40,4 milhões de euros mais IVA. “Prevê-se o início da construção para o final do primeiro trimestre de 2021 e a conclusão da obra para o último trimestre de 2022”, lê-se no site da autarquia.

Obras públicas: terceiro trimestre foi o melhor dos últimos 25 anos
O terceiro trimestre do ano foi o melhor dos últimos 25 no mercado das obras públicas, diz a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN). De acordo com os dados do barómetro de outubro, no final de setembro, os concursos de empreitadas de obras públicas promovidos situaram-se nos 2.311 milhões de euros, mais 96% que no mesmo período do ano passado.
Governo vai mudar regras de contratação pública de empreitadas para reduzir gastos
Reduzir a um quinto o valor que permite fazer contratos públicos para empreitadas por ajuste direto é o objetivo do Governo, segundo o anteprojeto de revisão do Código dos Contratos Públicos (CCP), colocado em discussão pública nesta terça-feira.

Deco Alerta: Cuidados a ter pelo condomínio quando é preciso fazer obras no prédio
O prédio onde vivo está a precisar de obras. Quem as paga e como funciona este processo? Este é o tema de hoje da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

Obras públicas: concursos promovidos sobem 31% face a 2015
Em abril, o volume de concursos de obras públicas promovido – objeto de anúncio de abertura em Diário da República (DR) – foi de 133 milhões de euros.

Construção anima: concursos de obras públicas voltam a subir em julho
Mais boas notícias para a construção em Portugal. Depois dos últimos indicadores positivos para o setor privado, agora também começam a chegar os primeiros sinais de melhoria também do lado público. O volume de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos aumentou em julho para 137 milhões de euros, o melhor registo observado desde novembro de 2014.

Mota-Engil perde contrato de 2,6 mil milhões. Seria o maior de sempre da construtora
A Mota-Engil foi afastada de uma obra que a própria construtora classificou como a maior empreitada desde a sua existência (cerca de 70 anos). Em causa está a construção de uma linha férrea e de um porto de águas profundas nos Camarões.

Radiografia do dia: Evolução do índice de novas encomendas na construção
Este gráfico indica a evolução do índice de novas encomendas na construção nos últimos quatro anos (desde o quarto trimestre de 2009).
Construtoras preocupadas com novas regras de atribuição de alvarás
O presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI), Reis Campos, disse estar preocupado com o alcance das alterações que serão introduzidas no regime de acesso e permanência na atividade da construção, conhecido por lei dos alvarás - no âmbito da Diretiva Serviços -, que v
construção: queda do índice de novas encomendas abranda
no segundo trimestre do ano, o índice de novas encomendas na construção registou uma quebra homóloga de 11,3%.