Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Grupo Engexpor lança DCS - nova empresa orientada para o futuro da indústria

Oferece serviços de inovação e tecnologia para todas as áreas do imobiliário, desde a fase de conceção e projeto, construção, até à operação dos ativos.

Miguel Alegria, CEO. / Engexpor
Miguel Alegria, CEO. / Engexpor
Autor: Redação

Engexpor, grupo empresarial português de Gestão de Projetos e Gestão da Construção, acaba de lançar uma nova unidade de negócio, a DCS – Digital Construction Services, com serviços de inovação e tecnologia para todas as áreas do imobiliário, desde a fase de conceção e projeto, passando pela fase de construção, terminando na fase de operação dos ativos.

Os serviços, segundo é dito em comuncicado, "são direcionados para todos os 'players' do mercado imobiliário, tais como promotores imobiliários, gabinetes de projeto, empresas de construção, empresas de 'asset' e 'facility management'". Esta nova unidade, que resulta da autonomização de um departamento da Engexpor, será liderada por Bruno Matos, na qualidade de Managing Diretor da DCS, quadro do Grupo com uma ampla experiência em diversas áreas com especial enfoque em BIM (Building Information Modeling).

“A DCS – Digital Construction Services vem dar uma resposta mais dedicada a um serviço que já era prestado anteriormente, mas que pela sua especificidade e alcance, justifica a criação de uma nova empresa", explica Miguel Alegria, CEO da Engexpor, declarando que, desta forma, "está aberta a possibilidade da contratação deste serviço especializado de uma forma independente do serviço de Gestão de Projeto e Gestão da Construção". Segundo afirma ainda o gestor, a DCS "permite-nos complementar a oferta da Engexpor e dar mais um passo importante em direção ao futuro da indústria da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO)”.

A DCS conta com serviços e aplicações digitais para a gestão abrangente e integrada da informação, das tarefas e da comunicação, ao nível do indivíduo, da equipa e da organização. Estes serviços incluem ferramentas BIM (Building Information Modeling), aplicáveis ao ciclo de vida do projeto, desde a fase de conceção até à entrega final da obra, com funções de modelação, análise, coordenação, otimização, simulação e documentação.

Bruno Matos, Managing Diretor / DCS – Digital Construction Services
Bruno Matos, Managing Diretor / DCS – Digital Construction Services

“É com muito orgulho e entusiasmo que abraço a liderança da DCS. Esta representa a vontade de acrescentar valor às empresas, ativos e projetos, que venham a trabalhar connosco, por meio de métodos e técnicas sustentadas em tecnologias de informação inovadoras. A importância da coordenação de projetos é frequentemente reconhecida apenas quando algo de errado acontece, existindo a tendência de transferir erros de conceção, medição e outros para a fase de construção" declara, por sua vez, Bruno Matos, Managing Diretor da DCS, frisando que "os gestores de projeto têm a oportunidade de mitigar estas ineficiências por recurso à metodologia BIM, desde que previamente definidos os requisitos contratuais apropriados para promover a colaboração entre as equipas de conceção e construção".

Com vários anos de experiência no setor, o Managing Diretor da DCS, Bruno Matos, tem um profundo conhecimento da metodologia BIM, enquanto membro da Comissão Técnica BIM Portuguesa (CT197), onde integra as Tasks Forces de Contratação BIM e do Plano de Execução BIM (PEB), sendo o representante pela área de Construção.

A Engexpor, de acordo com o que é afirmado na mesma nota, "tem como compromisso responder aos desafios da inovação, procurando implementar processos mais eficientes, adotando as melhores e mais atuais soluções tecnológicas, em respeito e harmonia com uma política de sustentabilidade, eficácia e segurança. Esta unidade de negócio traduz este compromisso e reforça o empenho do Grupo no seu processo de Transformação Digital".