Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

“Primeiro ‘escape garden’ do mundo” nasce em Penafiel pelas mãos da Aveleda

Objetivo é reanimar o enoturismo e recuperar o nível de visitantes existente na pré-pandemia da Covid-19.

“Primeiro ‘escape garden’ do mundo” nasce em Penafiel pelas mãos da Aveleda
Photo by Rodrigo Abreu on Unsplash
Autor: Lusa

A marca Aveleda vai lançar em Penafiel aquele que será “o primeiro ‘escape garden’ do mundo no exterior de uma quinta de vinhos”, propondo-se com esse jogo de fuga ajudar a recuperar o nível de visitantes pré-pandemia.

Segundo adiantou à Lusa a empresa com sede nesse concelho do distrito do Porto, e com propriedades também no Douro, na Bairrada e no Algarve, em causa está o formato de atividade turística que nos últimos anos se afirmou em diversos países ao envolver participantes individuais ou equipas em mistérios a solucionar num determinado período de tempo, mediante a interpretação de pistas disponibilizadas pelos promotores do projeto.

“Na Aveleda, a missão dos participantes será descobrir em 60 minutos uma garrafa perdida no nosso jardim, com recurso a pistas relacionadas com temas como a história da quinta, a família que lhe deu origem e os vinhos que aqui se produzem”, explica Paula Sousa, diretora de enoturismo da empresa.

Juntar jardins, o universo vínico e o ar livre

Essa responsável reconhece que atualmente “há um bom número de salas de fuga ativas em Portugal e no resto do mundo”, mas afirma que, a avaliar pela pesquisa desenvolvida pela marca portuguesa, “nenhuma proposta tem esta combinação de contacto entre jardins e o universo vínico, ao ar livre”.

O projeto resulta da estratégia da Aveleda para recuperar dos efeitos negativos da pandemia de Covid-19, considerando que em 2019 a quinta de Penafiel recebeu cerca de 70.000 visitantes nos seus programas turísticos e loja física, e que, em 2020, devido às restrições sanitárias, essa procura diminuiu para “cerca de metade”.

“Primeiro ‘escape garden’ do mundo” nasce em Penafiel pelas mãos da Aveleda
Photo by Ales Maze on Unsplash

“Partindo da história da própria marca e de como essa iniciou a produção de vinhos em 1870, concebemos um jogo que, além de constituir uma forma inovadora e dinâmica de dar a conhecer a Aveleda e a própria região dos vinhos verdes, é sobretudo uma nova atração para clientes que queiram continuar a usufruir da vida sem prescindir de ambientes controlados e seguros”, declara Paula Sousa.

'Escape garden' vai funcionar todo o ano

Ao preço individual de 12,5 euros, a experiência está disponível para grupos com um mínimo de quatro pessoas e um máximo de oito. Esses participantes podem jogar como uma unidade só ou competir em duas equipas, sendo que o objetivo comum é descobrir uma garrafa com 150 anos entre os oito hectares de jardins e outros recantos exteriores da propriedade.

Funcionando durante todo o ano, esse 'escape garden' também está operacional em inglês e pode ser requisitado por entidades coletivas como instituições sociais, organizações culturais e empresas, no contexto de programas de lazer ou atividades de 'team building'.

A nova proposta da Aveleda surge no seguimento de várias outras ações criadas para manter e gerar nova procura na quinta de Penafiel durante a pandemia, como aconteceu com roteiros botânicos, visitas virtuais aos jardins, piqueniques, etc.