Novos apartamentos têm todos terraço e os valores variam entre os 150 e os 900 mil euros.
Comentários: 0
Novas casas em Gaia
 Thomas & Piron e Promiris

Há um novo projeto residencial a nascer junto ao rio Douro, na zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia. Trata-se do Gaia Hills, um empreendimento que vai colocar no mercado 256 novos apartamentos com terraço e vista sobre o rio e a cidade do Porto. E é com um investimento total de 85 milhões de euros que os grupos belgas Thomas & Piron e Promiris vão fazer avançar este projeto, cuja primeira fase arranca já no segundo semestre de 2022.

É tendo em conta "as tendências atuais de estilo de vida" em harmonia com a natureza que o projeto Gaia Hills foi pensado. Aqui vão nascer 256 novos apartamentos de várias tipologias - de T0 a T5 - e também para vários bolsos, já que os valores variam entre os 150 e os 900 mil euros. Todas as habitações vão beneficiar de "áreas de terraço amplas com vistas espetaculares e únicas sobre o rio e a cidade do Porto", lê-se no comunicado enviado às redações.

Estas novas casas vão ser distribuidas por um total de oito edifícios que terão entre quadro a cinco pisos. Só acima do solo, o Gaia Hills terá uma área total de construção de cerca de 30.500 metros quadrados (m2). Está também prevista a conscrução de um estacionamento na cave, arrecadações, áreas técnicas, assim como áreas comuns em cerca de 15.860 m2. As áreas exteriores comuns terão um total de 18.200 m2 e é aqui estarão os espaços verdes que vão contar com áreas recreativas, uma praça central e acessos pedonais aos diferentes edifícios, detalham no documento.

A localização e a sua integração no ambiente natual são dois pontos em destaque neste empreendimento. Quem o diz é Christian Terlinden, Managing Partner da Promiris: “A vista panorâmica sobre o rio Douro, a localização singular e a qualidade de construção, fazem do Gaia Hills a morada ideal para quem procura viver com qualidade e na natureza", citam no documento.

Novo empreendimento em Gaia
Gaia Hills  Thomas & Piron e Promiris

Arquitetura, natureza e sustentabilidade de mãos dadas

Situado na antiga Quinta do Vale de Amores, este projeto residencial assinado pelo Gabinete Saraiva + Associados, estará inserido num "osásis verde", dizem. E a sua arquitetura foi pensada numa "abordagem ecológica e sustentável, que integra espaços verdes e residenciais na sua urbanização e que incorpora ainda sustentabilidade no seu design", refere a mesmoa publicação.

Em termos de construção sustentável, o Gaia Hills incorporará um sistema de aproveitamento da água da chuva para irrigação e/ou para uso em descargas sanitárias, por exemplo. E ainda vai possuir painéis fotovoltaicos para produzir energia renovável e coletores para gerar água quente sanitária, explicam desde a empresa.  O objetivo dos promotores belgas é tornar o Gaia Hills num dos "projetos mais emblemáticos em termos de sustentabilidade ambiental e ecológica".

O senior project manager da Thomas & Piron, David Carreira, acredita que o "Gaia Hills é um projeto verdadeiramente diferenciador" e explica porquê: "A localização prime, na primeira linha de rio, confere a este projeto uma vista impactante sobre o rio Douro, a que acresce toda uma ampla zona verde envolvente. A qualidade da construção, a par da funcionalidade dos apartamentos, as áreas exteriores exclusivas e o estacionamento privativo, são, juntamente com a localização e vistas, sinónimo de qualidade de vida. Acreditamos por isso no seu sucesso", conclui.

Novas casas em Gaia
Gaia Hills Foto de Magda Ehlers no Pexels

Para Christian Terlinden, da Promiris, comprar casa no Gaia Hills "é uma oportunidade de investimento seguro, dado o projeto acentuar detalhes de excelência. Estamos confiantes que terá bastante procura", avança.

Localização na "segunda linha de Gaia"

O projeto irá também beneficiar da designada “a segunda linha do metro de Vila Nova de Gaia”, que ligará o Campo Alegre, no Porto, a Santo Ovídio, em Gaia. A nova linha, com seis quilómetros, terá seis estações: Campo Alegre, Arrábida, Candal, Rotunda VL8, Devesas e Soares dos Reis.

Recorde-se que o concurso público internacional para a conceção de uma nova ponte sobre o rio Douro, que permitirá concretizar a chamada “segunda linha” de metro de Gaia, foi lançado no passado mês de março.

Metro do Porto e Gaia
wikimedia_commons

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade