
O setor da construção português foi posto à prova durante a pandemia e superou o desafio com distinção. A construção não parou e o número de licenças de casas para construir também continuou a crescer. E, agora, sabe-se que a construção de edifícios aumentou 3% em fevereiro de 2022 face ao período homólogo. Este é um indicador que integra o índice de produção na construção que subiu 4,3% em igual período.
De acordo com o boletim publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira, dia 12 de abril de 2022, “o Índice de Produção na Construção aumentou 4,3% em fevereiro, em termos homólogos, acelerando 1,1 pontos percentuais (p.p.) face ao observado no mês anterior.” Em janeiro, foi de 3,2%.
E o que é que contribuir para o crescimento da produção da construção em Portugal? De acordo com o documento, está o:
- Aumento da construção de edifícios em 3,0% (2,3% no mês anterior);
- Subida da engenharia civil para uma taxa de variação de 6,2% (mais 1,7 pontos percentuais p.p. que em janeiro).
Num contexto de aumento dos preços da construção e falta de mão de obra existente, o INE observou também que há mais profissionais empregados em fevereiro e com melhores remunerações em relação ao mesmo período de 2021. “Em fevereiro, os índices de emprego e de remunerações apresentaram variações homólogas, respetivamente, de 1,9% e 6,5% (2,1% e 6,2% no mês anterior)”, lê-se no documento.
Já face a janeiro, o emprego e as remunerações registaram taxas de variação de -0,1% e 3,8%, respetivamente (0,1% e 3,6% em fevereiro de 2021, pela mesma ordem).
Para poder comentar deves entrar na tua conta