Autoeuropa

Autoeuropa escolhe dstgroup para obra de 5 milhões

A dst foi a empresa escolhida pela Volkswagen Autoeuropa para a construção de uma nova ETARI (Estação de Tratamento de Águas Residuais Industriais) totalmente autónoma, em substituição da antiga, bem como a sua interligação com a rede de esgotos existente, em Palmela. Valor ronda os 5 milhões de euros.
Custos de construção em Portugal

Custos de construção aumentam em dezembro – mas estão a desacelerar

Em dezembro de 2023, os custos de construção de habitação nova aumentaram 1,8% em termos homólogos, menos 0,6 pontos percentuais (p.p.) que no mês anterior (2,4%). Os preços dos materiais apresentaram uma variação de -2,2% (-1,7% no mês anterior) e o custo da mão de obra aumentou 7,5%, menos 0,7 p.p. que em novembro. Em causa estão dados provisórios divulgados esta sexta-feira (9 de fevereiro de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Salários na construção

Emprego na construção aumentou 5,8% em 2023 – e salários 12,4%

Apesar dos elevados custos dos materiais e mão de obra durante 2023, a construção em Portugal manteve-se produtiva. Quem o diz é o Instituto Nacional de Estatística (INE), indicando que a produção na construção cresceu 5,8% durante o ano passado, mais 3,5 pontos percentuais do que no ano anterior.
Faltam 70 mil operários no setor da construção (e no Norte só há 2.800 em formação)

Faltam 70 mil operários no setor da construção (e no Norte só há 2.800 em formação)

O setor da construção continua a precisar de aumentar a mão de obra, sendo que patrões e sindicatos estimam que sejam necessários 70 mil operários, como eletricistas, montadores de ar condicionado e outros técnicos especializados. O Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte (CICCOPN) aumentou o fluxo de formações para responder à “elevada procura” das empresas, mas conta apenas com 2.800 formandos.
Construtor que deu prenda de 8,5 milhões a Salgado foi financiado por Montepio

Construtor que deu prenda de 8,5 milhões a Salgado foi financiado por Montepio

José Guilherme, o construtor amigo do antigo presidente do BES Ricardo Salgado, foi financiado a título personal pela Caixa Económica Montepio Geral que lhe emprestou em 8,5 milhões de euros, entre março e abril de 2009. Nesse mesmo ano, o empreiteiro deu uma "prenda" do mesmo valor (entre outras verbas) ao banqueiro, num caso que está sob investigação.

Fundos comunitários e autárquicas prometem impulsionar obras públicas

Os concursos de obras públicas promovidos em 2016 prometem trazer a este segmento “outra pujança” a partir de 2017. Também os fundos comunitários e as eleições autárquicas, que se realizam em outubro, podem impulsionar o setor. No ano passado, 990 donos de obra contrataram empreitadas com um valor médio de 352.000 euros a 3.269 empresas, revela a Associação de Empresas de Construção, Obras Públicas e Serviços (AECOPS).
construção com valor mais baixo de obras de sempre

construção com valor mais baixo de obras de sempre

o sector da construção atingiu, no primeiro trimestre deste ano e pela primeira vez desde que há registo, o valor mais baixo de encomendas em carteira, com apenas 5,6 meses de produção assegurada, avança a análise de conjuntura da federação portuguesa da indústria da construção e obras públicas (fep