Em julho, os custos de construção de habitação nova aumentaram 13,4% em termos homólogos, revela o INE.
Comentários: 0
casas novas
pexels

O custo de construir uma casa nova em Portugal continua a subir. O problema não é de agora, mas agravou-se com a guerra na Ucrânia e o disparar da inflação. Em julho, os custos de construção de habitação nova aumentaram 13,4% em termos homólogos, mais 0,9 pontos percentuais (p.p.) que o observado no mês anterior, segundo as estimativas divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta sexta-feira, 9 de setembro de 2022. O preço dos materiais e o custo da mão de obra apresentaram, respetivamente, variações homólogas de 17,5% e de 7,7%.

“Em julho, a variação homóloga estimada do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) foi 13,4%, taxa superior em 0,9 p.p. à observada em junho. Os preços dos materiais aumentaram 17,5%, acelerando 0,9 p.p. face ao mês anterior e o custo da mão de obra aumentou 7,7% (6,8% em junho)”, lê-se no boletim do INE.

O custo dos materiais contribuiu com 10,2 p.p. para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN (9,7 p.p. em junho) e a componente mão de obra aumentou a sua contribuição para 3,2 p.p. (2,8 p.p. no mês anterior).

Preços dos produtos cerâmicos continuam a escalar

Entre os materiais que mais contribuíram para esta evolução estão os produtos cerâmicos, com crescimentos homólogos de cerca de 70%.

  • O gasóleo apresentou um crescimento homólogo acima dos 30%;
  • As madeiras e derivados de madeira, o cimento, os aglomerados e ladrilhos de cortiça e as obras de carpintaria e os tubos de PVC apresentaram crescimentos homólogos superiores a 20%.

Relativamente à variação em cadeia, a taxa de variação mensal do ICCHN foi 1,9% em julho. O custo dos materiais e o custo da mão de obra aumentaram 1,9% e 1,8%, respetivamente. As componentes materiais e mão de obra contribuíram com 1,1 p.p. e 0,8 p.p., respetivamente, para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN (-0,8 p.p. e 0,9 p.p. em junho, pela mesma ordem).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta