Para entenderes o que te diz um arquiteto, empreiteiro ou outro profissional de obras, é fundamental conheceres estes termos.
Comentários: 0
Reformar a casa
GTRES

Construir uma casa do zero ou reformar uma antiga para criar uma casa de sonho pode ser um processo muito complicado, principalmente pela quantidade de conceitos, licenças e elementos envolvidos nesses processos. Termos como 'layout', 'moodboard', 'open plan', ponte térmica ou 'passivhaus' estão na ordem do dia no mundo da arquitetura e do design, embora a maioria destes conceitos seja desconhecida do grande público.

Para explicar o seu significado, recorremos ao estúdio boutique Freehand Arquitectura, que resumiu de forma simples e semelhante a um dicionário os conceitos mais importantes que devem ser conhecidos antes de se iniciar um projeto de construção ou reforma de uma casa. Um manual essencial para qualquer iniciante:

Acabamentos. São os materiais que serão utilizados e a sua aparência externa. “É muito importante levá-los em consideração tanto estética quanto funcionalmente, pois, como dizem os profissionais, não existe um mau material, mas sim mal aplicado”, explica o estúdio de arquitetura.

 

limpar a casa
Foto de Tima Miroshnichenko@pexels.com/

Anexos. São todos aqueles elementos que vão servir para fechar ou separar um espaço, assim como todas as superfícies que servem para o delimitar. A sua principal função é impedir a passagem de água ou luz.

Áreas húmidas. São aquelas zonas da casa em que há contato constante com a água ou onde passam grande número de instalações sanitárias, como cozinha, casas de banho, lavanderia... “Localizá-los e planeá-los adequadamente é fundamental para, em primeiro lugar, poupar materiais, melhorar o funcionamento da canalização e saneamento e, posteriormente, evitar a humidade e melhorar a funcionalidade do imóvel”, concluem deste o ateliê de arquitetura.

Eficiência energética. O seu conceito é baseado no consumo de energia otimizado e além do mais os gastos em eficiência energética podem ser deduzidos no IRS. Permite o bom funcionamento das habitações, acrescenta conforto e reduz o consumo ao estritamente necessário, minimizando assim o impacto no ambiente e aumentando a sua sustentabilidade.

Envolvente. Este termo, muito comum no setor da construção, é usado para se referir à superfície que separa o interior do edifício do exterior. "Serve para filtrar as condições daquele exterior", esclarece o estudo.

Estudo de viabilidade. É uma etapa anterior à concretização do projeto e tem como missão analisar a sua rentabilidade. São estudados aspetos como os meios necessários para realizá-la ou as alternativas.

 

Construir ou reformar uma casa: é fundamental conhecer estes conceitos
Foto de Andrea Piacquadio @Pexels.com

Gestão de obras. “É essencial que os empreiteiros cumpram o projeto elaborado. Por isso, os arquitetos supervisionam todo o processo de construção para garantir que seja executado corretamente”, lembram da Freehand Architecture.

Iluminação natural. É um elemento chave para os espaços, uma vez que se baseia na incidência da luz solar, tanto diretamente como nos seus reflexos e flashes. “Dependendo da disposição das janelas e da orientação da casa, podem-se obter resultados diferentes em termos de luz natural, afetando também as diferentes épocas do ano e a vegetação”, enfatiza o estudo.

'Layout'. Este termo refere-se à forma como as diferentes salas estão organizadas no espaço. Uma boa distribuição é essencial para alcançar uma casa sustentável tanto energetica como funcionalmente.

Licença de construção. Os projetos elaborados por arquitetos devem submeter-se a todos os aspetos relativos a licenças e licenças obrigatórias e aspetos técnicos, estéticos e ambientais, entre outras funções. E todos eles estão incluídos na licença de construção.

'Moodboard'. Este conceito não é usado apenas no mundo da arquitetura, mas é essencial para quem vai embarcar num projeto. É simplesmente um quadro de ideias para colocar referências de todos os tipos que servem de inspiração.

 

Construir ou reformar uma casa: é fundamental conhecer estes conceitos
Foto de Pavel Danilyuk @ Pexels

Ocupação. É a superfície do terreno em que pode ser construída; ou seja, o m2 que o imóvel vai ocupar no terreno.

Orçamento. É o valor total a ter em conta para pagar por um projeto arquitetónico e é composto por três itens principais:

  • Orçamento de execução de materiais. É a soma do custo de materiais e mão de obra.
  • Orçamento de Execução do Contrato. É o valor que o contratante cobra e que é calculado sobre as despesas gerais.
  • Orçamento total. É o valor total a ser desembolsado. É obtido a partir da soma do Orçamento do Contrato e das despesas de materialização da obra.

'Open plan'. Também conhecido como plano aberto ou plano livre, é aquele que possui o menor número de subdivisões possíveis, formando um espaço "aberto". Essa tendência dos últimos anos tem a sua origem nos anos 70 e busca 'layouts' diáfanos, separando amplitude, luminosidade e funcionalidade. Os atuais sistemas de ar condicionado são os que viabilizam o projeto desse tipo de espaço.

'Passivhaus'. Uma casa passiva ou passivhaus é um tipo de casa criada para manter as condições atmosféricas ideais no interior, conseguindo uma economia de energia que pode chegar a 90% em relação a uma propriedade tradicional. “As casas passivas são construídas seguindo uma série de parâmetros físicos de construção que permitem manter o máximo conforto interior, sem a necessidade de praticamente nenhum aporte energético. Funcionam de forma quase autónoma se forem bem calculados e projetados”, ressaltam da Freehand Architecture.

Planta. É um desenho técnico que representa um edifício ou parte dele horizontalmente em um plano em escala.

 

plantas de casas
Foto de energepic.com

Ponte térmica. Nos edifícios, são geradas áreas onde o calor ou o frio do exterior são mais facilmente transmitidos, o que reduz a eficiência dos sistemas de ar condicionado. Para evitar que isto aconteça, existem janelas com ruptura de ponte térmica e isolamento específico, embora seja importante que a sua instalação seja realizada corretamente.

Superfície construída. É a área delimitada pela fachada exterior da casa.

Superfície útil. Refere-se à superfície inferior e inclui apenas aquele espaço livre de elementos de construção estrutural, como pilares, elementos de instalação e similares.

Tensão do ar. É a pele externa de um edifício e o seu objetivo é impedir a passagem descontrolada de ar e vento.

Ventilação. É a técnica pela qual o ar externo pode entrar num edifício por meios naturais (não mecânicos).

Ventilação cruzada. É a técnica que permite que o ar seja constantemente renovado, aproveitando a localização das janelas em diferentes pontos da edificação. É recomendado especialmente em locais quentes, pois permite que o interior da casa seja mais fresco.

'Wish list'. É uma lista de todas aquelas coisas, elementos arquitetónicos ou salas e espaços que se deseja incluir no projeto. Costumam incluir-se os metros quadrados e o seu layout, e realizadas em conjunto com o arquiteto para conhecer o gosto do proprietário e orientar no processo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta