Terá sido construída na 2ª metade do século XIX, tem uma área de cerca de 7.000 m2 e permitirá albergar cerca de 200 utilizadores.
Comentários: 0
Prisão convertida em residência de estudantes em Santarém
TUU

O antigo estabelecimento prisional de Santarém, que está desativado desde 2006 e foi dado como abandonado em 2009, tendo sido adquirido pela ESTAMO – Participações Imobiliárias, SA., vai ser transformado numa residência de estudantes. “Estima-se que tenha sido construído na segunda metade do século XIX, com uma área aproximadamente de 7.000 metros quadrados (m2), e vai permitir albergar cerca de 200 utilizadores”, revela em comunicado a TUU – Building Design Management, responsável pelo projeto de arquitetura na reabilitação e reconversão do imóvel. 

Segundo a empresa, o contrato do projeto de reabilitação e reconversão do antigo estabelecimento prisional de Santarém para uma residência de estudantes foi assinado no final do ano passado, em concreto no dia 29 de dezembro de 2022.

Prisão em Santarém será transformada em residência de estudantes
TUU

“O RESA (Residências Estamo de Santarém) trata-se um projeto onde a TUU tem um papel fundamental com o projeto de arquitetura, uma vez que o antigo estabelecimento prisional é um Monumento Nacional no centro da cidade de Santarém, com uma identidade única que deverá ser mantida, tornando o projeto muito desafiante”, lê-se na nota.

Para Hugo Tocha de Carvalho, fundador da TUU e diretor do departamento de arquitetura, trata-se de um projeto desafiante a todos os níveis. “Temos o compromisso de nos envolvermos neste trabalho com toda a dedicação por forma a conseguirmos criar uma atmosfera positiva num edifício que albergou tantas histórias de vida difíceis e onde se sente uma carga bastante negativa”, explica, salientando que “este é talvez o maior desafio de todos” que a TUU já teve. 

Antiga prisão da Estamo será convertida em residência de estudantes
TUU
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta