Alojamento estudantil será desenhado pela MASSLAB e fará parte de projeto maior de arrendamento acessível.
Comentários: 0
residência de estudantes Porto
Cortesia MASSLAB

Vai nascer uma residência de estudantes com cerca de 5.000 metros quadrados (m2) no antigo Quartel do Monte Pedral no Porto, parte daquele que será o maior projeto de habitação de arrendamento acessível lançado em Portugal. O escritório de arquitetura MASSLAB venceu o concurso público para desenhar este novo espaço de alojamento estudantil.

Após o terreno do antigo Quartel ter sido “devolvido” à Câmara Municipal do Porto por parte do Estado e depois de um plano de loteamento concluído, o projeto finalmente tem luz verde para avançar, segundo um comunicado enviado às redações. Pedro Baganha, vereador do Urbanismo da Câmara do Porto, considera que “este terreno é a grande oportunidade para a criação de uma nova centralidade na cidade”.

O desenho da nova residência de estudantes será desenvolvido pela MASSLAB e pela equipa de engenharia MOQ, e contará com a reconversão e a ampliação do atual edifício do quartel voltado para a Rua Serpa Pinto.

Em 2019, o escritório de arquitetura ganhou também o Concurso de Ideias para o quarteirão do Quartel ao propor transformar o Monte Pedral num Arquipélago em plena cidade,” tendo como elemento diferenciador o facto de ter sido pensado o espaço público antes do espaço privado”. O resultado da proposta vencedor, lembra a MASSLAB, apresentava “uma ideia de cidade contemporânea apoiada na diversidade morfológica, tipológica e programática, garantindo a continuidade e a articulação com o espaço adjacente”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta