
Vai nascer uma residência de estudantes com cerca de 5.000 metros quadrados (m2) no antigo Quartel do Monte Pedral no Porto, parte daquele que será o maior projeto de habitação de arrendamento acessível lançado em Portugal. O escritório de arquitetura MASSLAB venceu o concurso público para desenhar este novo espaço de alojamento estudantil.
Após o terreno do antigo Quartel ter sido “devolvido” à Câmara Municipal do Porto por parte do Estado e depois de um plano de loteamento concluído, o projeto finalmente tem luz verde para avançar, segundo um comunicado enviado às redações. Pedro Baganha, vereador do Urbanismo da Câmara do Porto, considera que “este terreno é a grande oportunidade para a criação de uma nova centralidade na cidade”.
O desenho da nova residência de estudantes será desenvolvido pela MASSLAB e pela equipa de engenharia MOQ, e contará com a reconversão e a ampliação do atual edifício do quartel voltado para a Rua Serpa Pinto.
Em 2019, o escritório de arquitetura ganhou também o Concurso de Ideias para o quarteirão do Quartel ao propor transformar o Monte Pedral num Arquipélago em plena cidade,” tendo como elemento diferenciador o facto de ter sido pensado o espaço público antes do espaço privado”. O resultado da proposta vencedor, lembra a MASSLAB, apresentava “uma ideia de cidade contemporânea apoiada na diversidade morfológica, tipológica e programática, garantindo a continuidade e a articulação com o espaço adjacente”.
Para poder comentar deves entrar na tua conta