
A Navigator, empresa de pasta e papel do grupo Semapa – anteriormente conhecida como Portucel –, está apostada em comprar e arrendar mais terrenos na Galiza, no norte de Espanha, com o objetivo de aumentar a capacidade de produção de eucaliptos na região, onde já conta com alguns fornecedores.
Segundo o Expresso, a empresa tem estado a entregar folhetos em alguns cafés de aldeias da província da Corunha, nos quais se pode ler as frases “arrendamos e compramos terrenos florestais de eucalipto” e “o teu monte em boas mãos”.
E há benefícios para os proprietários que queiram arrendar os seus territórios à Navigator. A empresa garante que:
- Se encarrega “de todos os investimentos necessários para a plantação e manutenção durante a vigência do acordo”;
- Maximiza “a produção ao contar com o maior centro de investigação de eucalipto da Europa”;
- Assegura “a rentabilidade para o proprietário”, que “não será afetado por qualquer acidente, incidente, praga, etc”;
- Assegura “a gestão florestal sustentável das propriedades” com base nas “mais prestigiadas certificações internacionais FSC e PEFC”.
Citando a edição de maio da revista ‘Produtores Florestais’, da qual a Navigator é proprietária, o semanário refere que a Galiza é apresentada como "uma solução de abastecimento de grande proximidade".
“A atividade de compra de madeira de eucalipto na Galiza, complementar à efetuada em Portugal, Andaluzia e fora da Península Ibérica, para cumprir com as necessidades fabris, exige uma grande e regular operação logística”, escreve o Expresso, citando o referido artigo.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta