O ano de 2026 continuará a ser de forte expansão para o setor da construção e imobiliário. Com uma temperatura de mercado 'hot', este setor vai beneficiar de grandes investimentos públicos e privados, ao mesmo tempo que terá de enfrentar um agravamento da escassez de talento qualificado, com um défice estimado de mais de 100 mil trabalhadores.
Segundo os dados do Guia Hays 2026, a procura por perfis híbridos, que combinam competências de engenharia e digitais, será intensificada este ano devido a três fatores:
- A obrigatoriedade do uso de BIM em obras públicas;
- A industrialização da construção;
- A sustentabilidade como norma.
Neste cenário, será evidente uma crescente necessidade de imigração no setor, assim como de programas de formação rápida, tal como aponta, em comunicado, João Fonseca, Manager na Hays: “A digitalização, o BIM e a sustentabilidade estão a transformar a construção, mas esta transformação só é possível com talento preparado para responder a novos níveis de complexidade técnica”.
Cinco principais tendências para o setor em 2026
As principais tendências para a construção e imobiliário para este ano são as seguintes:
- Digitalização obrigatória: espera-se um aumento da procura por BIM Managers e especialistas em tecnologia, devido à implementação do BIM como requisito legal em obras públicas e à adoção de tecnologias como gémeos digitais, IoT e IA;
- Sustentabilidade como norma: com a obrigatoriedade de edifícios NZEB e a crescente adoção de certificações como a LEED, BREEAM e WELL, tenderá a aumentar a relevância e o reconhecimento profissional de engenheiros ambientais e consultores em sustentabilidade;
- Construção modular e impressão 3D: outros profissionais como engenheiros de processo e especialistas em logística e ‘design for manufacturing’ vão também ser alvo de uma maior procura, dada a expansão de ‘clusters’ industriais e a integração de impressão 3D;
- Escassez de mão de obra e imigração: a mão de obra imigrante torna-se essencial, sobretudo para cargos como operários e técnicos intermédios, numa fase em que o setor enfrenta uma grave falta de trabalhadores;
- Investimento público e grandes obras: projetos como o TGV e o novo aeroporto da região de Lisboa, inseridos na continuidade do PRR e do Portugal 2030, vão reforçar a procura por gestores de projetos e diretores de obra.
O desafio da identificação de profissionais qualificados
Para este ano, os perfis profissionais mais procurados são: Gestor de Projeto; Diretor de Obra; Encarregado de Obra; Especialista BIM; e Preparador de Obra. Esta procura reflete a necessidade de gestão e especialização técnica em obra.
No mercado jurídico, as competências mais valorizadas para este ano são:
- Hard Skills: cédula da Ordem dos Advogados e licenciatura de uma faculdade de referência;
- Soft Skills: responsabilidade, proatividade e forte orientação para resultados;
- Idiomas: fluência em Inglês, Espanhol e Francês.
A aposta em pacotes de benefícios e aumentos salariais
De acordo com o Guia Hays 2026, dada a escassez de talento, aliada à pressão dos prazos e à complexidade dos projetos, o setor prevê avançar com aumentos salariais significativos e pacotes de benefícios, tais como viatura de serviço, seguro de saúde familiar, formação contínua, modelos híbridos de trabalho e apoio à mobilidade internacional. Estas apostas visam atrair e reter profissionais.
Construção modular em crescimento
Uma das principais surpresas do mercado foi o crescimento inesperado da construção modular e pré-fabricada, o que aproxima o setor de uma lógica mais industrial. Contudo, esta não foi a única surpresa. Os programas de requalificação e imigração, que se consideravam como solução para a falta de mão de obra, tiveram, afinal, um impacto limitado. Assim sendo, a escassez de trabalhadores mantém-se como principal entrava ao setor para este ano.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta