Setor da construção e imobiliário em Portugal reforça expansão em 2026
O ano de 2026 continuará a ser de forte expansão para o setor da construção e imobiliário. Com uma temperatura de mercado 'hot', este setor vai beneficiar de grandes investimentos públicos e privados, ao mesmo tempo que terá de enfrentar um agravamento da escassez de talento qualificado, com um défice estimado de mais de 100 mil trabalhadores.
Norda promete redefinir conceito de casas modulares para gama alta
A Norda estreia-se no mercado, mas que não se pense que o currículo no setor modular começa a ser construído agora.
Imobiliário e construção: salários sobem abaixo da produtividade
Os trabalhadores portugueses estão cada vez mais produtivos. Mas a subida dos salários não está a acompanhar esta evolução positiva da produtividade. Esta é uma realidade bem visível a nível nacional que também é observada em vários setores de atividade. É o caso das atividades imobiliárias onde a produtividade aumentou muito mais do que os salários na última década. Também na construção há diferenças, embora de forma menos acentuada.
Créditos a empresas de construção e imobiliário crescem em contraciclo
A subida de juros ao longo de 2023 tem arrefecido a procura de créditos por parte das empresas em Portugal. Tanto assim foi que pela primeira vez desde 2017, a variação anual do montante total de empréstimos às empresas foi negativa. Mas esta não é uma realidade que toca nos setores de atividade de igual forma: no caso das empresas de construção e imobiliário, o valor total de créditos subiu 1,8% no ano passado, estando em contraciclo com outros setores, como a indústria, comércio, transportes e alojamento.
Construção e imobiliário respiram confiança em plena pandemia
O setor da construção e do imobiliário foi um dos que melhor resposta conseguiu – e tem conseguido – dar à pandemia da Covid-19, mostrando-se resiliente e dando sinais de confiança. Isso mesmo mostram os dados mais recentes da Iberinform, filial da Crédito y Caución que oferece soluções de gestão de clientes para as áreas financeiras, de marketing e internacional, e do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Livro de Reclamações Eletrónico chega ao setor da construção e do imobiliário
O Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC) passou a integrar o Livro de Reclamações Electrónico, devendo os operadores económicos registar-se na plataforma até dia 1 de julho de 2019. Quer isto dizer que a possibilidade de apresentar uma reclamação através da internet foi alargada aos setores da construção e do imobiliário.
Inversão do ciclo? Obras públicas disparam e reabilitação urbana contrai
O nível de Atividade na Reabilitação Urbana diminuiu 17,1% em agosto, em termos homólogos trimestrais. Já a Carteira de Encomendas aumentou 15,4%. Em causa estão dados do barómetro da Reabilitação Urbana da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN). No que diz respeito ao lançamento de concursos de obras públicas, duplicaram para máximos de 2011.
No Algarve, onde a economia “vive” da construção e do imobiliário, um terço das empresas está em incumprimento
O nível de incumprimento das empresas portuguesas continua a ser muito elevado, sendo o Algarve a região mais crítica, com um em cada três créditos mal parados. E mais: o rácio de crédito vencido das sociedades não financeiras, que em setembro estava nos 31,3%, é quase o dobro da média nacional (16,5%). A segunda zona mais problemática é a Madeira, com 20,3%. Já os Açores estão no lado oposto, com 8,1%.
mota-engil elogia plano do governo para apoiar a construção
o presidente executivo da mota-engil, gonçalo moura martins, elogiou a atenção recente do governo dada ao sector da construção, uma área que está a “viver uma crise que não há memória nas ultimas décadas”.
construção: governo conta com empresários portugueses no estrangeiro para internacionalizar sector
o governo pediu ajuda a empresários portugueses da construção civil residentes no estrangeiro para impulsionar a internacionalização das empresas nacionais e aumentar as exportações.
governo vai reduzir custos de licenças nas obras de reabilitação urbana
"reabilitar para arrendar" é um dos principais objectivos do novo pacote para a construção, apresentado pelo governo sexta-feira.
reis campos reeleito presidente da cpci
a confederação portuguesa da construção e do imobiliário (cpci), que agrupa as associações empresariais que representam toda a fileira da construção e do imobiliário, reelegeu reis campos como presidente para o triénio 2013-2015.
dívidas do estado à construção rondam os 1,2 milhões
o estado deve mais de 1,2 milhões de euros às empresas de construção. a garantia foi dada por reis campos, presidente da confederação portuguesa da construção e do imobiliário (cpci). "somos o maior credor do estado, quer em termos das autarquias, quer em termos da administração central.