Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Obras públicas: Parque Escolar lidera contratações por ajuste direto

Autor: Redação

A Parque Escolar ainda lidera a lista das instituições públicas que mais contratam em Portugal, sendo que boa parte destas contratações foram ajuste direto. Só em 2014, a instituição liderada por Luís Flores de Carvalho teve um volume de contratações de 1,8 mil milhões de euros através do portal Base, que registou mais de 900 contratos nos últimos cinco anos. 

De acordo com o Correio da Manhã, só em fevereiro a Parque Escolar contratou ao Grupo Lena em ajuste direto, por 65.537 euros, uma intervenção na Escola Secundária de Moura. 

Apesar de estar a cortar custos desde 2012, depois de os orçamentos derraparem em milhões de euros, a empresa criada em 2007 por José Sócrates ainda tem uma dívida de 1,14 mil milhões de euros, escreve a publicação, salientando que a contratação por ajuste direto – método muito criticado pelo Tribunal de Contas – é prática comum também nas autarquias e entidades públicas. 

No ranking das contratações, a Câmara Municipal de Lisboa aparece em terceiro lugar, com perto de 1.500 contratos, a maioria por ajuste direto. 

De referir que a contratação de empreitadas e serviços tem de ser pública, divulgada no portal Base, sob pena de não poderem ser pagas.