Comentários: 0
Imóvel pode custar 2,25 milhões de euros (Foto: Teatro Nacional São João Porto).

O Palácio de São Bento da Vitória, localizado no Porto – antiga sede da PJ (entre 1950 e 2000) e do Tribunal de Instrução Criminal (TIC), até ao ano passado –, está à venda. A sua primeira venda, em 1857, rendeu dez contos de réis. Agora, a Estamo Participações Imobiliárias, SA pede 2,25 milhões de euros pelo imóvel.

Segundo o Jornal de Notícias, o palácio (também conhecido por Casa da Baronesa da Regaleira) está situado na Rua de São Bento da Vitória, em pleno Centro Histórico do Porto, e foi construído por volta de 1830 por um abastado comerciante da cidade. Está nas mãos do Estado desde 1928 e além de ter sido sede da PJ e do TIC acolheu o Teatro Vitória e o Liceu Central do Porto.

A Estamo refere que o Palácio de São Bento, que tem 4.500 m2, “situa-se numa artéria que permite a ligação entre a zona da Ribeira e os Clérigos, em pleno Centro Histórico do Porto”.

Quem o comprar terá, no entanto, algumas limitações em termos de reabilitação, já que se situa em zona especial de proteção da igreja e convento de São Bento da Vitória, classificados como monumentos nacionais. Ou seja, qualquer intervenção no exterior necessita de parecer prévio. Por outro lado, o prédio está isento de licença municipal por ter sido construído antes de 7 de agosto de 1951.  

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta