Construção: Opway discorda de dívidas apontadas pelo tribunal

A administração da construtora Opway discorda dos montantes de dívida identificados pelo Tribunal da Comarca de Lisboa no âmbito do processo especial de revitalização (PER) da Opway Engenharia.
Segundo o Expresso, a lista provisória de credores aponta à empresa dívidas de cerca de 675 milhões de euros (incluindo 6,4 milhões de euros de juros), mas a Opway garante que a dívida real é menor, já que nesse montante estão incluídos 380 milhões de euros de “créditos contingentes que, embora reclamados, já não correspondem a qualquer compromisso por parte da Opway Engenharia”. “Estes créditos estão a ser impugnados pela Opway, porque simplesmente não existem”, revelou o administrador financeiro do grupo, Paulo Curado.
A publicação avançou que o PER da Opway Engenharia revelava dívidas de 675 milhões de euros, dos quais 272 milhões à CGD, 119 milhões ao BPI e 47,4 milhões ao BCP. A administração da Opway contesta, todavia, grande parte dos montantes que a lista provisória de credores publicada no portal Citius elenca, lembrando que “a listagem (provisória) dos créditos tem como objetivo apurar a contagem de votos dos credores”.
As dívidas assumidas pela Opway Engenharia são 111 milhões de euros a bancos e 23 milhões de euros a fornecedores, havendo ainda 27 milhões de euros a empresas do Grupo Espírito Santo (GES), que, pela sua natureza de crédito subordinado, não têm exigibilidade, referiu a construtora.
Quanto à Opway SGPS, que também tem em curso um PER, a administração deve 1,3 milhões de euros a bancos, 70.000 euros a fornecedores e 51,5 milhões de euros a empresas do GES – também como crédito subordinado.
O grupo Opway, que durante anos pertenceu ao GES, foi recentemente adquirido através de uma operação de compra por parte da equipa de gestão (liderada por Almerindo Marques).
Opway contesta dívidas apontadas pela Justiça (Expresso)