Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Construção: Almerindo Marques compra Opway ao GES

Autor: Redação

A antiga administração da Opway, liderada por Almerindo Marques, vai adquirir a construtora ao Grupo Espírito Santo (GES), por 1,3 milhões de euros. Inicialmente, a empresa portuguesa era para ter ficado nas mãos dos moçambicanos da Nadhari, que ofereceram, em leilão, cinco milhões de euros. Mas não entregaram, depois, as garantias financeiras a que estavam obrigados, pelo que já era expectável que a Opway fosse alienada aos antigos gestores.

“Posso confirmar o MBO [‘management buyout']”, revelou Almerindo Marques, citado pelo Diário Económico. 

A Opway é detida pela Espírito Santo Industrial (ESI), uma das holdings do GES que se encontram em insolvência no Luxemburgo.

O leilão que decorreu há duas semanas e que teve como vencedor a Nadhari fez correr muita tinta, porque com a Prebuild, que apresentou a terceira proposta mais alta – a segunda foi a de Almerindo Marques –, afastou-se da corrida, alegando que a Nadharo não teria desde início meios para fazer a respetiva prova de fundos até dia 9 de fevereiro, a data definida para esse efeito.

A Opway encontra-se numa situação complicada e precisa de 700.000 euros para despesas urgentes como salários e pagamentos a fornecedores.