A companhia espanhola de estacionamentos e parques logísticos Saba acaba de reforçar a sua presença em Portugal, com a compra de 15 parkings da CPE, filial da SDC. Esta operação faz parte de um lote de investimentos que a empresa tem em curso no âmbito da sua expansão internacional, com aquisições em Itália (Verona), Espanha (Barcelona) e Santiago do Chile (Chile), além de Portugal.
A transação que ainda está pendente de vários formalismos, será fechada pelo preço simbólico de 10 euros, mas o custo para Saba será muito superior, segundo a imprensa espanhola.
A empresa espanhola dirigida por Josep Martínez Vila vai assumir o passivo de quase 30 milhões de euros do grupo português, que está a ser alvo de uma forte reestruturação de dívida.
A fiial de parques de estacionamentos de SDC - onde o peso da CPE é maioritário - faturou 5,6 milhões de euros em 2014, registou um EBITDA de 2,3 milhões e tem um valor de 29,89 milhões.
Em causa estão concessões rentáveis, com uma vida média de 30 anos, de acordo com o Expansión. Quando a operação estiver concluída, a empresa espanhola vai gerir 35 estacionamentos em 15 cidades portuguesas, com um total de 17.500 lugares.
A multinacional catalã com este negócio fica, por exemplo, a gerir parque de estacionamento do novo campus da Porto Business School, com 400 lugares distribuídos por pisos subterrâneos, por um período de três anos, segundo diz, por sua vez, a Europa Press,
Portugal representa hoje 4% das receitas da Saba.
Para poder comentar deves entrar na tua conta