Comentários: 0
Vilamoura vendida pelos espanhóis da Catalunya Banc à Lone Star
idealista

Vilamoura mudou de mãos. O fundo de investimento Lone Star concluiu, finalmente, a operação que estava a negociar há meses para adquirir a Garvecat à Corporación Bética e à Algarvetur, no âmbito do desinvestimento do Catalunya Banc em áreas fora da banca de retalho, tal como o idealista/news já tinha avançado em novembro.

O valor da transação não foi revelado, mas a Lone Star garante que "a aquisição representa uma das maiores transações imobiliárias em Portugal". No mercado fala-se que o negócio foi fechado abaixo dos 500 milhões de euros, depois de um processo com várias ofertas de investidores internacionais.

Os novos donos do famoso resort do Algarve são uma sociedade afiliada da Lone Star Real Estate Fund III. Em comunicado, a empresa diz que "os planos da Lone Star pretendem fortalecer e reanimar o resort através de um plano de investimento a longo prazo".

O plano de investimentos, cujos detalhes são de momento desconhecidos, será executado por uma equipa liderada por Paul Taylor como CEO da Garvecat - companhia responsável pelo desenvolvimento do resort de Vilamoura.

O Banco Português Santander Totta atuou como consultor e parceiro financeiro da Lone Star nesta transação.

Juan Pepa, diretor da Lone Star para a Espanha e Portugal, salienta no mesmo comunicado que "Vilamoura representa uma oportunidade única para os investidores internacionais que queiram capitalizar a partir da recuperação em curso de Portugal e do seu sector imobiliário".

O Algarve é um destino popular de férias e de segunda residência para os britânicos, franceses, escandinavos, alemães e, mais recentemente, para os chineses após o sucesso da implementação do regime de Golden Visa.

O resort de Vilamoura abrange mais de 2 000 hectares em torno de uma marina com 825 postos de amarração que foi distinguida como "Best International Marina 2015" pela The Yacht Harbour Association. O resort dispõe de mais de 700 mil metros quadrados de terreno edificável para a construção de hotéis e mais de 5 000 apartamentos e casas.

A Lone Star é uma empresa global de private equity que investe em imobiliário, equity, crédito e outros ativos financeiros. Desde a criação do seu primeiro fundo em 1995, a Lone Star organizou 14 fundos de private equity com compromissos de capital agregados totalizando mais de 54 000 milhões de dólares.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade