Comentários: 0
Lisboa: Santa Casa transforma convento em espaço de inovação social

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) recebeu autorização ministerial para adquirir o Convento do Coleginho, o antigo Convento de Santo Antão-o-Velho, localizado na Mouraria. Vai reabilitar o imóvel e, após um investimento superior a dois milhões de euros, criar um novo espaço de inovação social local, com alojamento turístico.

“Através da reabilitação do convento, avaliado em 698.000 euros pela Direção Geral do Tesouro e Finanças para uma área bruta de construção de 2.482,1 m2, a Santa Casa pretende, com um investimento superior a dois milhões de euros, criar um novo espaço de inovação social local, com alojamento turístico”, adianta a instituição em comunicado.

A SCML revela que o projeto de reabilitação do imóvel, referenciado antes do século XVI, “será sujeito a uma análise cuidadosa, considerando a zona histórica em que se insere e a comunidade envolvente”.

No mesmo documento, a entidade adianta que investiu no ano passado 37 milhões de euros na sua estratégia de reabilitação urbana, ou seja, na recuperação e rentabilização do seu património, localizado sobretudo em Lisboa.

“O reforço do investimento na reabilitação do edificado da capital tem sido uma aposta do Provedor, Pedro Santana Lopes, para rejuvenescer a cidade e valorizar o seu património emblemático e cultural (...). Os imóveis reabilitados destinam-se a lares, creches, unidades de saúde e demais equipamentos ou serviços afetos à sua atividade. Outra parte deste património é colocado no mercado de arrendamento, constituindo uma importante fonte de receitas que permitem financiar as boas causas apoiadas pela instituição nas suas diversas áreas de intervenção e que vão desde à ação social, à saúde, educação e cultura”, lê-se no comunicado.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade