Comentários: 0

A empresa da área imobiliária do Banif, que está no veículo Oitante, realizou uma redução da quase totalidade do seu capital, de forma a cobrir prejuízos. A redução de capital da Banif Imobiliária foi de 99,95 milhões de euros, segundo foi deliberado a 27 de outubro, de acordo com uma publicação no portal da Justiça. Depois desta redução, o capital da empresa fixou-se em 50.000 euros.

Segundo o Jornal de Negócios, a finalidade da operação da Banif Imobiliária, que pertence à Oitante, veículo liderado por Miguel Artiaga Barbosa – foi administrador do Estado no Banif até à sua queda –, foi uma “cobertura de prejuízos”.

A publicação escreve que não há números atualizados sobre a situação líquida da Banif Imobiliária, que está na Oitante desde 20 de dezembro de 2015, quando foi determinada a resolução do Banif. As últimas contas conhecidas são de junho do ano passado, altura em que a empresa da área do imobiliário do banco já estava numa situação patrimonial negativa: a diferença entre os ativos e os passivos resultava em capitais próprios negativos de 12 milhões de euros.

Nos primeiros seis meses de 2015, a linha de resultados não estava a melhorar: os prejuízos já ascendiam a 17 milhões de euros, devido às menos-valias registadas nas vendas de imóveis que estavam a ocorrer e ao efeito da desvalorizações dos fundos imobiliários que se encontravam na sua carteira de ativos. O desenvolvimento do negócio, que passava pela alienação de imóveis, ao longo do resto do ano não é conhecido.

De referir que na Oitante encontram-se ainda vários ativos que pertenciam ao Banif, como o Banif Capital e o Banif Pensões. A venda de imóveis era uma das suas principais missões. Desde que existe, o veículo vendeu o Banif Banco de Investimento à empresa chinesa Bison Capital e a Açoreana à Tranquilidade.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta