Comentários: 0
Ex-ministra das Finanças contratada pela empresa que comprou créditos do Banif

Maria Luís Albuquerque, que cessou funções como ministra das Finanças do anterior Governo PSD/CDS há cerca de três meses e que é atualmente deputada no Parlamento português, acaba de ser contratada pela Arrow Global Limited, onde vai ser diretora não executiva e fará parte do comité de auditoria. Esta empresa, sedeada em Londre, dedica-se à gestão e recuperação de dívidas e comprou em 2014 carteiras de crédito ao Banif de Portugal e Espanha.

O Expresso noticia que a ex-governante, que foi responsável direta pela intervenção no processo de recuperação do Banif (que acabou com a venda do banco), vai começar as novas funções na Arrow Global a partir da próxima segunda-feira. A imprensa tem noticiado que tal vai acontecer sem que Maria Luís renuncie ao cargo de deputada do PSD.

O Bloco de Esquerda, através de Catarina Martins e Mariana Mortágua, tal como escreve o Expresso, já reagiram à contratação nas redes sociais.

As deputadas do BE emetem a questão para a comissão de inquérito ao Banif: "Maria Luís Albuquerque acaba de ser contratada como diretora pelo grupo Arrow Global, que compra e gere carteiras de dívida de países europeus. Um grupo que teve lucros recorde em 2015, graças a negócios em Portugal e na Holanda. Comprou duas empresas do setor em Portugal, a Whitestar e a Gesphone, que sabemos estarem envolvidas na compra de ativos do Banif".

Em Portugal, segundo diz ainda o semanário, a Arrow Global comprou, em abril do ano passado, a empresa de gestão de créditos Whitestar e a empresa de serviços de tratamento e aquisição de dívidas Gesphone, pelas quais pagou 56 milhões de euros. No final do ano passado, o grupo britânico tinha 6,8 mil milhões de euros de ativos sob gestão em Portugal.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade