Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Sonae Sierra investe 300 milhões em 14 novos centros comerciais e expansão do Colombo e NorteShopping

Wikimedia commons
Wikimedia commons
Autor: Redação

A Sonae Sierra, participada do grupo Sonae que gere ativos imobiliários comerciais, tem 14 novos projetos em desenvolvimento, a que se juntam a expansão do NorteShopping, no Porto, e do centro Comercial Colombo, em Lisboa. No total, o investimento rondará os 300 milhões de euros. Marrocos, Colômbia, Espanha e Alemanha são os países eleitos para receber os quatro novos principais projetos da empresa. O continente africano é a aposta do futuro.

O plano foi revelado pelo presidente executivo da Sonae Sierra, Fernando Guedes de Oliveira, durante um almoço anual que a empresa realiza com a imprensa. Marrocos, Colômbia, Espanha e Alemanha são os países eleitos para receber os quatro principais projetos da empresa, de acordo com o jornal Expresso. A estes ainda é necessário juntar a expansão do NorteShopping – que vai receber 60 milhões de euros para ter mais 15 mil metros quadrados (m2) de área bruta locável - e do Centro Colombo – no qual serão aplicados cerca 60 milhões de euros para ganhar 17 mil metros quadrados (m2).

Para o CEO da Sonae Sierra “estas duas expansões são contabilizadas com os novos projetos devido à sua dimensão”, já que a empresa tem várias renovações a acontecer em paralelo, nomeadamente em Portugal, Espanha e Brasil – no total de 50 milhões de euros -, escreve o jornal ECO.

Guedes de Oliveira quer duplicar o valor dos serviços 

Neste momento a Sonae Sierra atua em 14 países, cujas receitas atingem os cerca de 70 milhões de euros. Mas o CEO admite que a nova meta passa por duplicar esse valor nos próximos 5 anos.

O continente africano – onde a holding está presente -  é considerado “a aposta do futuro”, por se tratar de “um mercado emergente, fértil na prestação de serviços” e com potencial de crescimento. Para Guedes de Oliveira não há dúvidas de que “o crescimento da Sonae Sierra passará por África e pela América do Sul, mercados emergentes contrariamente à Europa que é um mercado maduro”. “Obviamente não vamos sair da Europa, mas o nosso crescimento passará por esses dois continentes”, sublinha.

A Sonae Sierra - controlada em 50% pela Sonae SGPS e 50% pelo grupo Grosvenor do Reino Unido – possui neste momento cerca de 48 centros comerciais em diferentes países, com um valor de mercado de 7 mil milhões de euros. Emprega mais de mil trabalhadores e representa um universo de 9.100 lojistas.