Comentários: 0

O Fundo para a Inovação Social (FIS) foi criado pelo Governo com o objetivo de financiar iniciativas de empreendedorismo e inovação social. O instrumento, agora aprovado em Conselho de Ministros, vai mobilizar cerca de 55 milhões de euros. O que é e a quem se destina? O Governo dá resposta a essas perguntas.

O que é o FIS?

O FIS é um dos quatro instrumentos financeiros disponibilizado no âmbito do Portugal 2020 e integrado na Iniciativa Portugal Inovação Social. Dos quatro instrumentos, “o FIS destina-se a projetos de maior maturidade, que pretendam investimentos mais significativos e que apresentem condições de sustentabilidade financeira que permita o reembolso dos investimentos”, lê-se no comunicado. 

Os outros três instrumentos são o Títulos de Impacto Social (TIS), o Capacitação para o Investimento Social (CIS) e o Parcerias para o Impacto (PPI)

Que entidades e que projetos serão financiados?

Serão financiadas “iniciativas de inovação e de empreendedorismo social que apresentem respostas inovadoras a problemas sociais, que se distingam das respostas tradicionais”. Falamos de produtos e serviços que se destaquem quer pelo seu potencial de impacto social, quer pela sustentabilidade financeira.

Os projetos a candidatar pelas entidades serão validados pela Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, sendo que a vertente de dívida será destinada a Entidades da Economia Social, nomeadamente Associações, Mutualidades e Fundações e vertente de capital e quase capital destinada a PME’s.

O que é a Iniciativa Portugal Inovação Social?

É, segundo o Governo, o primeiro programa de um estado membro a mobilizar verbas de Fundos Comunitários especificamente para a inovação e o empreendedorismo social. “O FIS será igualmente pioneiro, pois será o primeiro instrumento financeiro do Fundo Social Europeu”.

O Governo revela ainda que “vai quadruplicar o investimento realizado em 2017, atingindo cerca de 35 milhões de euros”, adiantando que este ano foram já aprovados 99 planos de capacitação para o investimento social num total de 3,5 milhões de investimento. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade