Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Sonae MC vende outro imóvel do Continente por 27,8 milhões, ficando como inquilina

Continente
Continente
Autor: Redação

Dentro da estratégia de venda de ativos imobiliários, a Sonae MC vendeu mais uma propriedade dedicada ao retalho alimentar, desta vez com uma mais valia estimada de 12,2 milhões de euros. A subsidiária da Sonae realizou o negócio de venda avaliado em 27,8 milhões de euros, através de uma operação "sale and leaseback", o que significa que fica como inquilina do espaço onde opera o hipermercado Continente - neste caso, localizado no Centro Comercial Rio Sul Shopping (no Seixal, distrito de Setúbal).

Com a concretização desta operação, o nível de detenção de ativos de retalho (freehold) da Sonae MC passou a situar-se em 45%, segundo informa a empresa em comunicado enviado à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM). 

No passado dia 29 de novembro, a Sonae MC tinha anunciado uma outra operação de "sale and leaseback" de cinco imóveis dedicados ao retalho alimentar no valor de 55 milhões de euros, com uma mais-valia estimada de 25,3 milhões de euros.

"Esta operação encontra-se em linha com a estratégia anunciada pela Sonae, de monetização dos seus ativos imobiliários, mantendo, ao mesmo tempo, um adequado nível de flexibilidade operacional", conclui o documento.

Sonae Sierra passa a deter totalidade do centro comercial ParkLake

Por outro lado, a Sonae Sierra - subsidiária da Sonae para o negócio dos centros comerciais - acaba de reforçar a posição no shopping ParkLake, em Bucareste, na Roménia, ao adquirir a participação de 50% ao seu antigo parceiro de 'joint venture', a Caelum Developments. Passa assim a deter a totalidade do ativo.

"Até ao momento, a Sonae Sierra detinha 50% deste centro comercial, no âmbito da 'joint venture' 50%-/50% com o referido parceiro", confirmou à agência Lusa fonte oficial da empresa do grupo Sonae.

Com esta operação a Sonae Sierra consolida a sua presença na Roménia, mercado onde a empresa pretende expandir a sua atividade.

O ParkLake abriu em setembro de 2016, como resultado de um investimento de 180 milhões de euros da 'joint venture' entre a Sonae Sierra e a Caelum Developments.