Empresa portuguesa e líder ibérica no mercado de tintas e vernizes adquiriu o grupo italiano Boero e entra no lote das 40 maiores empresas do mundo.
Comentários: 0
Portuguesa CIN continua "às compras" para crescer no negócio internacional das tintas
Centro de distribuição da CIN, na Maia CIN

A CIN, empresa portuguesa e líder ibérica no mercado de tintas e vernizes, adquiriu o grupo italiano Boero, líder nos setores de tintas para a construção civil, iates e naval. “A Boero terminou o exercício de 2020 com um volume de negócios de 90 milhões de euros, enquanto a CIN atingiu os 234 milhões de euros – uma aliança que supera os 320 milhões de euros que permite cotar-se como uma das 40 maiores empresas do mundo no seu setor de actividade”, refere a empresa, em comunicado.

Revelando que a relação entre as duas empresas teve início há alguns anos, quando a CIN adquiriu em bolsa uma pequena participação na Boero, a marca portuguesa adianta que aumentou, recentemente, a sua participação para 13%, passando a ter “uma participação dominante na Boero”. A família Boero mantém, no entanto, uma participação significativa na empresa. 

Segundo João Serrenho, CEO da CIN, esta é “uma união entre duas empresas familiares, com ambições e objetivos de expansão muito concretos e cuja aliança abre perspectivas interessantes para o desenvolvimento de ambas”. “A Boero continuará a desenvolver a sua atividade a partir da sua sede em Génova, e Rivalta Scrivia, mantendo a sua identidade e gestão”, acrescenta.

Já Andreina Boero, CEO do Grupo Boero, considera a CIN “uma empresa sólida e amiga, com uma cultura empreendedora e um alto nível de padrões de produção”, e salienta que “a estratégia de expansão da Boero além-fronteiras tem agora a solidez e a dimensão necessárias para enfrentar a concorrência com maior vigor, mantendo a identidade e os valores da marca”. 

Há vários anos que a CIN “anda às compras”, tendo começado por adquirir a Lacose, no finais dos anos 80, e depois a Sotinco. De acordo com o Jornal de Negócios, a primeira grande compra internacional aconteceu em 1994, a espanhola Barnices Valentine. Seguiu-se a aquisição das portuguesas Nitin e Ibercoat, das espanholas Cros, Disa, Proitesa, Palmcolor e Govesan e das francesas Artilin, Celliose e Monopol.

A CIN, que tem mais de 100 anos de experiência no mercado de tintas e vernizes, está presente nos três principais segmentos de mercado (construção civil, indústria e protecção anticorrosiva) e conta com cerca de 1.400 colaboradores em mais de 15 países: tem presença direta em Portugal, Espanha, França, Polónia, Turquia, Angola, Moçambique, África do Sul e México e exporta para vários mercados da Europa Central, América Latina e África.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade