Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Assim é a nova sede do BCE (fotos e vídeo)

Autor: Redação

O Banco Central Europeu (BCE) inaugurou dia 18 oficialmente a sua nova sede. Está localizada junto ao rio Main, em Frankfurt, e é um imponente arranha-céus de 45 andares, quase todo em aço e vidro. Segundo o presidente da entidade, o italiano Mario Draghi, trata-se de “um marco” para a cidade alemã. Erguer a “nova casa do BCE” custou 1.300 milhões de euros, mais 50% que o previsto, o que tem causado muita indignação popular e polémica, já que os tempos são de austeridade.

A nova sede do BCE tem capacidade para 2.900 funcionários e foi concebida pelo estúdio de arquitetura austríaco Coop Himmelb(l)au. Em causa está uma estrutura hibrida com duas torres que estão ligadas por um átrio e pela antiga nave do Großmarkthalle, um mercado que está encerrado desde 2004 – é um edifício industrial de 1928 protegido e que agora é a entrada principal do BCE.

O complexo arquitetónico incluiu um arranha-céus, que alberga a maioria dos escritórios, um edifício de acesso ao antigo mercado e vários edifícios de apoio. “Representa um marco para a cidade de Frankfurt e proporciona ao BCE um magnífico novo lar para o cumprimento do seu mandato”, disse Mario Draghi.