Comentários: 0
Parque das Nações em Lisboa com falta de escritórios disponíveis e procura em alta
idealista/news

A zona oriente de Lisboa registou, numa década, uma quebra de 55% na área de escritórios disponível, segundo a Aguirre Newman. Muito procurado desde 2011, o mercado de escritórios do Parque das Nações enfrenta agora um desafio de stock, sendo que até 2016 não está prevista nova oferta e a procura continua a registar um crescente dinamismo. A diminuição de áreas em construção é evidente a partir de 2010 e desde 2012 que não são construídos ali novos edifícios.

No final do primeiro semestre deste ano a disponibilidade de escritórios em Lisboa registou uma taxa de 11,6%, sendo que o Corredor Oeste e a Zona Emergente registaram os valores mais altos, de 23,42% e 13,92%, respetivamente, enquanto que o Parque das Nações registou um valor de 5,82% (equivalentes a 21.000m² em mais de 20 edifícios), segundo uma nota da Aguirre Newman.

Atualmente, a oferta do Parque das Nações incide maioritariamente em áreas usadas, com apenas 700m² disponíveis de área disponível, já que, em 2011, a tendência que se vinha a verificar nos últimos anos de oferta de áreas novas se inverteu. Agora, a oferta de áreas usadas é a mais representativa. Se em 2006 a área construída de escritórios foi de 88.478m², em 2012 atingiu-se o valor mais baixo dos últimos 10 anos, de 18.205m². 

“A estagnação da oferta de novos escritórios no Parque das Nações desde 2011, bem como o crescente dinamismo da procura de espaços nesta zona, têm contribuído para a insuficiente área disponível de escritórios que se verifica atualmente” afirma a consultora imobiliária que analisou a dinâmica do mercado de escritórios em Lisboa na última década e constatou que a zona 5 (Parque das Nações) regista um comportamento distinto relativamente às restantes zonas.

O mercado de escritórios em Lisboa dividido em 6 grandes zonas:

Zona 1 (Prime CBD): Eixo da Av. da Liberdade à Praça Duque de Saldanha.

Zona 2 (CBD): Eixo da Av. da República, Av. Duque de Loulé e zona das Amoreiras.

Zona 3 (Zona Emergente): Eixo do Campo Grande à 2.ª Circular, zona de Benfica, Praça de Espanha e Sete Rios.

Zona 4 (Zona Secundária): Eixo da Av. Infante Santo e Av. 24 de Julho.

Zona 5 (Parque das Nações): Parque das Nações.

Zona 6 (Corredor Oeste): Eixo A5 até Porto Salvo e Alfragide.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta