Comentários: 0
Lisboa: Escritórios para arrendar são “espaços obsoletos”
wikimedia_commons

O parque de escritórios de Lisboa tem cerca de meio milhão de m2 disponíveis para arrendar, mas “a maioria são espaços obsoletos que não correspondem à atual procura do mercado”, disse Paulo Silva, diretor-geral da consultora imobiliária Aguirre Newman. Trata-se, de resto, de uma opinião partilhada por quem trabalha no setor.  

Segundo o responsável, a prova de que há uma falta premente de novos espaços é que praticamente todos os projetos que estão neste momento em curso, sejam de construção nova ou reabilitações integrais, e que deverão ficar terminados nos próximos dois anos, já estão tomados. “São claros indicadores da exiguidade de espaços que existe neste momento no mercado de escritórios”, disse, citado pelo Expresso.

Os 18.000 m2 da Lisbon Tower, edifício que vai ser construído na Fontes Pereira de Melo em frente ao Fórum Picoas e que só vai ficar terminado em 2017, já estão praticamente tomados. O Marquês de Pombal 14, dos chineses da Narcipromov, também tem uma boa parte já reservada e o edifício do Edge Group, na Avenida 24 de julho, tem um contrato de pré-arrendamento com uma multinacional para ocupar a totalidade dos 10.000 m2, refere a publicação.

Também Marta Soares, responsável pelo departamento de Consultoria da Cushman & Wakefield, considera que “faltam espaços de qualidade e com dimensão no centro da cidade”. “A crise fez parar os projetos e o que está a surgir acaba por ser canalizado para residencial, onde as taxas de rentabilidade são maiores”, frisou.

Pedro Salema Garção, diretor-geral da Worx, é da opinião que a “escassez de oferta nova pode condicionar o número de transações” no segmento escritórios: “Efetivamente existe pouca oferta para ocupação imediata para empresas que procurem grandes áreas. Como exemplo temos o Parque das Nações (zona 5), onde atualmente é difícil encontrar disponibilidade de áreas acima dos 500 ou 1000 m2 para ocupação”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta