
O espaço no qual um artista cria as suas obras é fundamental para o processo de criação. Em muitas ocasiões, esse é um aspeto fundamental para a compreensão da arte. O mais curioso é que, às vezes, os próprios espaços em que a arte é criada têm traços de obras de arte. Como este grande estúdio pré-fabricado instalado num jardim de uma casa em Bruges, Bélgica. Trata-se de uma obra do Studio mxmxm que foi projetada especificamente para a artista Pia Burrick.
Imerso nas árvores e na vegetação circundante, o estúdio pré-fabricado de 45 m2 é construído sobre uma moldura de madeira tingida de preto e coberta por um telhado CLT de quatro painéis que se inclina em direção ao centro como uma borboleta. Uma janela de vidro percorre toda a extensão da fachada. Quatro claraboias potenciam a entrada de luz natural no interior do espaço.

A estrutura de madeira e a cobertura são totalmente pré-fabricadas e montadas no local. Depois da placa de fundação em betão, a estrutura demorou apenas dois dias a ser montada, o que encurtou consideravelmente o tempo de construção.
O estúdio está perfeitamente integrado no conjunto, e a comunicação entre os dois ambientes é facilitada, graças ao papel desempenhado pelo jardim e pelas árvores. “Este projeto foi pensado racionalmente com base na liberdade estrutural e na rentabilidade sem perder a alegria”, concluem os seus criadores.






Para poder comentar deves entrar na tua conta